Litoral terá estrutura de
saúde reforçada para
os dias de folia

Serão 623 plantões extras de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, ampliando a assistência em cinco hospitais, quatro prontos socorros 24 horas e uma unidade de saúde.
Publicação
24/02/2017 - 09:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Paraná vai reforçar a estrutura de atendimento de saúde nos sete municípios do Litoral durante todo o feriado de Carnaval. Serão 623 plantões extras de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, ampliando a retaguarda de assistência em cinco hospitais, quatro prontos socorros 24 horas e uma unidade de saúde.
Além disso, o serviço de transporte e atendimento pré-hospitalar também será reforçado e contará com 14 ambulâncias, mais o helicóptero de resgate baseado em Guaratuba. O objetivo é oferecer assistência adequada de maneira ágil, qualificada e resolutiva aos veranistas e moradores do Litoral.
"Estamos dando atenção especial ao carnaval devido ao grande fluxo de pessoas que já é esperado neste período. A população que vier às praias paranaenses pode ficar tranquila, pois estamos preparados para atendê-los da melhor forma", assegurou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.
RECURSOS - Desde o início da temporada de verão, o Estado já destinou cerca de R$ 4,8 milhões para a contratação de 7.410 plantões extras e aquisição de materiais hospitalares e medicamentos para a rede pública de saúde local. O recurso é um dos incentivos estaduais repassados para a realização da Operação Verão Paraná.
Principal referência de atendimento na região, o Hospital Regional do Litoral (HRL), em Paranaguá, será o serviço que receberá apoio mais significativo. São 132 plantões extras na escala de profissionais. Com 160 leitos, sendo 25 de UTI, a unidade é responsável por receber a demanda de pacientes mais graves, como vítimas de acidentes de trânsito e afogamentos.
"Somos um hospital de alta complexidade. Toda nossa equipe estará de prontidão para atender qualquer situação. Temos ainda uma ambulância UTI móvel para transferência de pacientes, caso seja necessário", explicou o diretor-geral do HRL, Alan Cesar Diório.
Pelo sexto ano consecutivo, o Estado mantém ainda o Centro de Recuperação de Afogados (CRA), instalado em Matinhos. A estrutura, montada no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, conta com equipe especializada em urgências aquáticas. A unidade realiza os primeiros socorros e a estabilização de vítimas de afogamento.
RESGATE - A população que estiver no litoral pode contar também com o suporte do Samu e do Siate. Em situações de trauma, como afogamentos, quedas, acidentes de trânsito, agressões e ferimentos por armas de fogo, a orientação é que o Siate seja acionado através do telefone 193.
Já em casos de urgência, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial e febre alta e cortes, o ideal é que a pessoa ligue para o Samu, pela Central 192.
(box)
UNIDADES DE ATENDIMENTO DE REFERÊNCIA NO LITORAL
ANTONINA
Hospital Sylvio Bittencourt de Linhares
Av. Conde Matarazzo, 867
GUARAQUEÇABA
Hospital Estadual de Guaraqueçaba
Av. Ararapira, s/n
MATINHOS
Hospital Nossa Senhora dos Navegantes
Av. Paraná, 828
GUARATUBA
Pronto-Atendimento Municipal de Guaratuba
Rua Joaquim Menelau Torres, s/n
MORRETES
Hospital de Morretes
Rua Santos Dumont, 91
PARANAGUÁ
Hospital Regional do Litoral
Rua Presidente Getulio Vargas, 222, bairro Palmital
ILHA DO MEL
Posto de Saúde de Nova Brasília
Posto de Saúde de Encantadas
PONTAL DO PARANÁ
Pronto-Atendimento 24h de Praia de Leste
Rodovia das Praias – PR 407, s/n, Km 19
Pronto Atendimento 24h de Shangri-lá
Avenida Sebastião Caboto, s/n

GALERIA DE IMAGENS