Durante a operação Verão Paraná 2017/2018, 1,6 mil toneladas de lixo foram retiradas das praias do Litoral do Estado, montante 35% superior ao coletado na edição anterior do projeto (2016/2017). Esse e outros números estão no balanço apresentado ao governador Beto Richa nesta segunda-feira (26), em reunião no Palácio do Iguaçu, em Curitiba.
O Estado investiu cerca de R$ 36 milhões no custeio das atividades da operação, que teve duração de 60 dias – de 21 de dezembro de 2017 a 18 de fevereiro deste ano. Além da limpeza das praias, cerca de 2,5 mil profissionais do Governo do Paraná também reforçaram ações e serviços nas áreas de segurança, saúde, energia, saneamento, meio ambiente, esporte e turismo.
“Em todos os aspectos, observamos uma operação que transcorreu da melhor maneira possível, dando o melhor atendimento à população e aos veranistas“, disse Richa. “O resultado foi ainda melhor que o registrado no ano passado”, acrescentou.
SEGURANÇA - As polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros intensificaram as ações para garantir mais segurança aos moradores e veranistas. “Com isso, tivemos um aumento expressivo de 136% no número de prisões, que resultou na redução nos roubos (-30%) e na queda nos furtos (-27%)”, disse o coordenador-geral do Verão Paraná 2017/2018, chefe da Casa Militar, coronel Elio Manoel de Oliveira.
O balanço também apontou queda de 15% no número de homicídios (de 19 para 16); redução de 21% nos crimes contra o patrimônio (de 1.434 para 1.125) e decréscimo de 50% no número de óbitos por afogamento (foram 12 na operação 2016/2017 e 6 neste ano). “Esses excelentes números são resultado da sinergia positiva entre os órgãos do Estado e de um policiamento mais preventivo e ostensivo”, disse o secretário de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Júlio Reis.
Durante a temporada de verão, os resgates e salvamentos no mar tiveram suporte aéreo por meio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), que auxiliou no patrulhamento de todo o Litoral. O Corpo de Bombeiros distribuiu 25.608 pulseiras de identificação de crianças e prestou 1.143 resgates no mar.
SAÚDE E TRÂNSITO - Os sete municípios litorâneos (Paranaguá, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba) receberam R$ 4 milhões para o reforço da saúde. Juntos, eles prestaram cerca de 95 mil atendimentos. As tendas para testes rápidos instaladas nas praias receberam 35 mil pessoas. Também foram distribuídos 66 mil materiais educativos e 62 mil preservativos.
A Tenda Itinerante e a unidade móvel do Detran receberam seis mil e quinhentas pessoas que buscaram informações sobre habilitação, multas e IPVA.
ACESSIBILIDADE - Pelo programa Praia Acessível, da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, um mil banhos de mar foram garantidos às pessoas com pouca mobilidade. As cadeiras adaptadas foram emprestadas em 10 pontos de atendimentos.
BALNEABILIDADE - Para garantir a qualidade das águas do mar ao longo da temporada, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) coletou 392 amostras em 49 pontos diferentes de todo o Litoral para verificar a balneabilidade. No total, oito boletins foram divulgados (um por semana). O IAP também intensificou a fiscalização e patrulhamento ambiental.
O balanço apontou que nas sete unidades de Conservação Ambiental localizadas na faixa litorânea houve 40.376 visitantes durante o Verão Paraná 2017/2018.
LIMPEZA DAS PRAIAS - A Sanepar foi a responsável pela limpeza das praias, com 118 postos de trabalho e 2.627 km de praias percorridas. As máquinas saneadoras recolheram por dia 15,5 toneladas de lixo. A Sanepar também disponibilizou duchas ao longo das orlas de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba e atendeu cerca de 100 mil pessoas. “A nossa companhia de saneamento atuou tanto na questão da coleta do lixo, como na orientação aos banhistas, informando sobre o devido recolhimento dos resíduos”, disse o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche.
A coleta do lixo na Ilha do Mel foi feita por uma empresa contratada pelo Instituto das Águas. Lá foram recolhidas 300 toneladas de lixo.
TRAVESSIA - Segundo o Departamento de Estradadas e Rodagens (DER), 461 mil veículos trafegaram pelas rodovias estaduais. O serviço de travessia entre Matinhos e Guaratuba foi feito com cinco embarcações e o tempo médio da saída das balsas ficou em aproximadamente 20 minutos. Nos dias de maior fluxo (Natal, Ano Novo e Carnaval), o movimento foi de aproximadamente 10 mil veículos por dia.
PRESENÇAS - Participaram da solenidade o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani; o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Jair Pereira; o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato; o diretor-presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato; e o deputado federal Luiz Carlos Hauly.