Legislativo aprova Fundo de Aval para apoio a micro e pequenas

Projeto segue agora para sanção da governadora Cida Borghetti. Fundo irá prover recursos para garantir os riscos das operações de financiamento contratadas através de linhas de crédito oferecidas pela Fomento Paraná e outras instituições financeiras. Outros dois projetos de lei propostos pelo Executivo e de apoio às micro e pequenas estão em tramitação na Assembleia Legislativa.
Publicação
10/04/2018 - 14:26
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O projeto de lei do Poder Executivo que prevê a criação do Fundo de Aval Garantidor das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná (FAG/PR) foi aprovado na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (9/4), em segundo turno de votação. A matéria recebeu 42 votos favoráveis e nenhum contrário. Com o requerimento de dispensa de votação da redação final e sem ter recebido emendas, a proposta segue agora para sanção da governadora Cida Borghetti.

O FAG/PR irá prover recursos financeiros para garantir operações de financiamento contratadas através de linhas de crédito oferecidas pela Fomento Paraná; pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP); e por outros programas de instituições oficiais de crédito.

A criação do FAG/PR possibilitará que as empresas de micro e pequeno porte do Paraná possam superar uma das maiores dificuldades no momento da apresentação de garantias para obtenção de crédito junto a instituições financeiras. A falta de garantias é uma das principais barreiras para o acesso de pequenos negócios ao crédito.

CAPITAL DE RISCO E INOVAÇÃO — Outros dois projetos de lei que estão em tramitação na Assembleia Legislativa tratam de fundos de interesse do Governo do Estado e em especial da Fomento Paraná, que será responsável por gerenciar esses mecanismos de apoio às micro e pequenas empresas.

Os projetos de lei nº 100/2018, que dispõe sobre a criação do Fundo de Capital de Risco do Estado do Paraná (FCR/PR), e nº 99/2018, que institui o Fundo de Inovação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná (Fime/PR), receberam emenda de plenário e retornaram para apreciação na Comissão de Constituição e Justiça.

A criação do FCR permitirá aportar recursos em fundos de investimento que tenham por objetivo consolidar empresas de micro e pequeno porte que tenham potencial de crescimento rápido. Esse fundo é um mecanismo de obtenção de recursos a custos menores do que o crédito bancário, estimulando assim novos meios de captação.

O FCR/PR será gerido pela Fomento Paraná e composto com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE) e outras fontes, tais como cotas de Fundos de Investimentos em Participações (FIP); Fundos Mútuos de Investimentos em Empresas Emergentes (FMIEE); Fundos de Investimentos em Empresas Emergentes e Inovadoras (FIEEI); e Fundos de Investimento em Participação na Produção Econômica Intensiva em Pesquisa, Desenvolvimento e Educação (FIP-PD&I), geridos por administradoras com competências e idoneidade segundo critérios estabelecidos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Pelo projeto de lei nº 99/2018, que institui o Fundo de Inovação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná (FIME), será possível financiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação do setor, reconhecendo a relevância de criar mecanismos que ampliem sua capacidade competitiva.

Na justificativa do projeto de lei nº 99/2018, o Estado defende que “a inovação e o conhecimento são a força motriz do desenvolvimento regional sustentável”, e segue ressaltando a importância de ampliar e fomentar a economia, por meio de desenvolvimento tecnológico e científico.

CRÉDITO AO EMPREENDEDOR — A Fomento Paraná financia projetos de investimento para empreendedores de micro, pequeno, médio e até grande porte, da indústria, do comércio, do setor de serviços e até pequenos agricultores.

Desde 2011 até março de 2018 foram contratados mais de R$ 962,6 milhões para apoiar esses empreendimentos em todo o Paraná.

Destaca-se o microcrédito, que responde por mais de 85% dos contratos da Fomento Paraná, em média, por ano. Desde 2011, foram contratados R$ 254 milhões em operações de microcrédito que beneficiaram 25.354 empreendimentos em 315 municípios de todas as regiões do Estado.

GALERIA DE IMAGENS