A governadora Cida Borghetti liberou nesta terça-feira (15) R$ 780 mil para aquisição de equipamentos para a implantação de dez leitos de UTI no Instituto São José, em Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul do Paraná. O anúncio foi feito durante encontro no Palácio Iguaçu com o prefeito Berto Silva, o secretário estadual da Saúde, Antônio Nardi, e o deputado estadual Bernardo Carli. Os leitos vão beneficiar os cerca de 100 mil moradores da região, que precisam se deslocar para Guarapuava ou Cascavel em casos mais graves.
Além de destinar os recursos para os equipamentos, o Governo do Estado também vai arcar com o custeio mensal da UTI até que os leitos sejam habilitados pelo Ministério da Saúde. “A região de Laranjeiras do Sul não contava com o serviço de UTI, por isso o governo estadual dá condições para que o hospital receba os equipamentos para bem atender à população. Nossa prioridade é atender as pessoas”, afirmou a governadora, que visitou o Instituto São José neste ano.
O hospital, que é filantrópico, fez as adequações para a instalação dos equipamentos. De acordo com o prefeito Berto Silva, a população esperava pela obra há mais de 20 anos. “Nós perdemos, ao longo do tempo, muitas vidas na estrada dentro de ambulâncias, já que os pacientes precisavam se deslocar por mais de 100 quilômetros para o internamento”, disse.
Pelo convênio, o recurso será destinado diretamente na conta do instituto, que fará a aquisição dos equipamentos. “A partir do momento em que os leitos forem disponibilizados com equipes de atendimento, eles serão encaminhados para habilitação do Ministério da Saúde. Enquanto o recurso federal não chegar, o Governo do Estado vai arcar exclusivamente com o custeio”, explicou o secretário Antônio Nardi. “As instituições filantrópicas são as grandes parceiras dos municípios na área da saúde, então temos que apoiá-las integralmente”, ressaltou.
O deputado Bernardo Carli afirmou que houve um esforço integrado para disponibilizar os leitos para a região. “É um grande presente, que mostra a atenção e a responsabilidade do Governo do Estado com a região de Laranjeiras do Sul, para que a população tenha acesso à saúde especializada para que tenhamos mais vidas salvas”, disse.