Junta Comercial do Paraná
assume emissão de CNPJ
no interior do Estado

Medida faz parte do trabalho de simplificação dos processos de registro empresarial no Estado. Empresários vão gastar menos tempo e dinheiro para abrir uma nova empresa.
Publicação
19/12/2014 - 09:45
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A partir de janeiro de 2015, a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) assume exclusivamente o deferimento do cartão CNPJ em todo o interior do Estado. Até lá, o serviço continua sendo ofertado pela Receita Federal e também pela Jucepar.
De acordo com o presidente da Junta Comercial, Ardisson Akel, a transição do serviço da Receita Federal para a Junta Comercial não trará transtornos aos contabilistas e empresários paranaenses. “A mudança do serviço vem sendo feita desde 25 de agosto, período em que a Jucepar passou a operar, também, o deferidor do documento”, ressalta.
Para ele, a mudança, que evitará que os futuros empresários se desloquem até uma unidade da Receita para solicitar o documento, irá gerar economia de tempo e dinheiro aos empreendedores, já que a ida à Junta Comercial é obrigatória para o registro do contrato social.
“Entendemos que ao concentrarmos todo o processo de formalização de um novo negócio em um único local vamos simplificar e acelerar o processo de constituição de uma empresa, além de desburocratizar as alterações contratuais e baixas de empresas. Este procedimento faz parte do trabalho de simplificação e desburocratização do registro empresarial, estimulado pelo Governo do Estado”, afirma.
Akel explica que o serviço não incluirá, por enquanto, a Capital paranaense, já que em Curitiba o CNPJ continua sendo expedido pela prefeitura. Entretanto, ele afirma que há negociações para que a Jucepar assuma o serviço também em Curitiba.
A emissão do CNPJ de forma exclusiva pela Jucepar no interior do Paraná aumentará consideravelmente a número de localidades aptas a emitirem o documento, já que a Junta Comercial conta com 62 escritórios distribuídos no Estado, enquanto a Receita Federal conta com 36 unidades.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br