Jucepar mostra como é fácil abrir empresas no Paraná

Seminário explica passo a passo o programa Empresa Fácil Paraná, que desburocratizou os processos dos empreendimentos. Capacitação já ocorreu em Curitiba e será levada a Paranavaí, Arapongas, Campo Mourão, Toledo e Dois Vizinhos.
Publicação
10/08/2017 - 14:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Desde que o Paraná passou a integrar a Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) o processo de registro de empresas ficou mais simples no Estado. A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) é a entidade responsável por integrar o sistema de diferentes órgãos reguladores e licenciadores e para isso implantou o sistema Empresa Fácil Paraná, programa que desburocratizou as etapas e aumentou a velocidade para realizar os procedimentos de registro.

Os reflexos dessa simplificação são sentidos por quem diariamente trabalha com questões relacionadas às empresas. É o caso de Izabel Gonzales de Aquino, contadora há mais de 40 anos. “Era tanta burocracia que reunir toda a papelada, em diferentes órgãos, fazia com que a empresa saísse do papel em alguns casos em até 60 dias. Isso sem falar que se cada órgão tivesse uma regra nova, a gente tinha que se adaptar e seguir instruções diversas. Hoje é tudo padrão, acesso em um único lugar, mais fácil e rápido”, conta.

A contadora foi uma das 300 participantes do seminário do Academia Empresa Fácil, programa de capacitação da Jucepar, que esteve em Curitiba nesta semana. A capacitação tem o objetivo de explicar o passo a passo do programa Empresa Fácil Paraná para profissionais envolvidos nos processos de registro de empresas que foi criado pela Jucepar.

De acordo com o vice-presidente da Junta, Valdir Pietrobon, as capacitações têm o objetivo de manter os profissionais atualizados. “A Jucepar elaborou um manual completo sobre os procedimentos e quem participa da Academia Empresa Fácil fica por dentro de todas as normas e instruções. Isso garante menos equívocos e mais agilidade nos processos”, comenta.

MENOS TEMPO - O tempo para abertura, alteração ou fechamento de empresas foi reduzido com a integração do Paraná na Redesim, ligada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Para empresas consideradas de “baixo risco” o registro pode ser feito em algumas horas. Em casos mais complexos, requerer ou cancelar um registro empresarial leva apenas três dias úteis (dependendo o segmento e as autorizações necessárias).

Desde que foi criado, no final de 2014, o Empresa Fácil Paraná já ajudou a abrir quase 100 mil empresas no Paraná.

ACADEMIA - O programa de capacitação da Jucepar é gratuito e ministrado pela subprocuradora, Valéria Cristina Rolim, e pelos vogais Gilson Strechar (que representa a Faciap e é também é diretor do Instituto (Sescap-Pr), Dolores Biasi Locatelli (Fecomércio) e Mauro Moreschi (CRCPR). Até o final de novembro, os seminários passarão por Paranavaí, Arapongas, Campo Mourão, Toledo e Dois Vizinhos.
O conteúdo também está disponível em vídeos on-line no site www.academiaempresafacil.pr.gov.br.