José Luiz Passos participa de bate-papo na Biblioteca

O romancista participa da edição de agosto do projeto Um Escritor na Biblioteca. O autor vai falar sobre suas obras e experiência de leitura com mediação do jornalista e cronista Luís Henrique Pellanda. A entrada é franca
Publicação
31/07/2017 - 11:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A edição de agosto do projeto Um Escritor na Biblioteca tem como convidado o romancista José Luiz Passos. O encontro acontece nesta terça-feira (1º), às 19h30, no auditório da Biblioteca Pública do Paraná. O jornalista e cronista Luís Henrique Pellanda faz a mediação do bate-papo, em que o convidado fala sobre suas obras e experiência de leitura. A entrada é gratuita.

Nascido em Catende, Pernambuco, em 1971, José Luiz Passos é crítico, tradutor e romancista. Há mais de duas décadas vive nos Estados Unidos e atua como professor titular de literatura brasileira e portuguesa na Universidade da Califórnia (UCLA). Formado em sociologia, é autor dos livros de ensaios Ruínas de linhas puras (1998) — sobre as viagens de Macunaíma, o célebre personagem de Mário de Andrade — e Machado de Assis, o romance com pessoas (2007), em que interpreta a influência do autor de Dom casmurro na imaginação moral do realismo brasileiro.

Passos fez a sua estreia na ficção com o romance Nosso grão mais fino (2009). Com O sonâmbulo amador (2012), foi vencedor do Prêmio Portugal Telecom de 2013 (atual Prêmio Oceanos). O seu mais recente livro, lançado em 2016, é O marechal de costas — romance histórico baseado na trajetória de Floriano Peixoto.

Elogiado pela construção de seus personagens, José Luiz Passos tem sido apontado como um dos mais destacados autores da literatura brasileira contemporânea. “O sonâmbulo amador é um dos romances mais bem urdidos dos últimos anos”, apontou o crítico Alfredo Monte, em resenha na Folha de S.Paulo.

PROJETO - Um Escritor na Biblioteca é um projeto realizado pela Biblioteca Pública do Paraná na década de 1980 e retomado em 2011, com a participação de autores brasileiros de variadas gerações, entre os quais Affonso Romano de Sant'Anna, Elvira Vigna, Marçal Aquino, Luci Collin, Marcelino Freire e Ana Miranda. Os depoimentos são gravados e, posteriormente, publicados no jornal Cândido e editados em formato de livro pelo Núcleo de Edições da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

Serviço

“Um Escritor na Biblioteca”, com José Luiz Passos

Dia 1º de agosto (terça-feira), às 19h30, no auditório da Biblioteca Pública do Paraná (R. Cândido Lopes, 133 — Curitiba/PR)

Entrada franca

Mais informações: (41) 3221-4974

GALERIA DE IMAGENS