O município de Prudentópolis está colhendo este ano 40 mil toneladas, volume que o consolida como a capital nacional do feijão preto. Para reforçar ainda mais essa conquista, a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e Emater investem em cursos, palestras e dias de campo para ampliar o conhecimento técnico dos produtores rurais, para elevar a produtividade do feijão.
Durante a Festa Nacional do Feijão Preto, encerrada no domingo (13), aconteceram duas palestras técnicas, sendo a primeira ministrada pelo técnico da Emater de Reserva do Iguaçu, Leandro Michalovicz, que falou sobre Manejo de Solos e Adubação do Feijoeiro. Outra, do pesquisador do Iapar de Londrina, Humberto Godoy Ancrociolli, que falou sobre Manejo Integrado de Pragas.
Para o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, o investimento em conhecimento explica o tamanho da safra que está sendo colhida hoje no Paraná e no Brasil. “Estamos ensinando ao produtor a cultivar do jeito certo, tratando bem do solo, da água, aplicando agroquímicos com parcimônia, enfim um jeito certo de combater pragas e doenças que vai fazer a gente gastar menos e ganhar mais”, afirmou.
Ortigara disse ainda que Prudentópolis demonstra essa capacidade de produzir porque abastece o Brasil, cada vez com mais competência. “Demos um salto qualitativo na agricultura e vamos avançar ainda mais se continuarmos aprendendo para ter uma vida melhor”, disse aos produtores. Para o secretário a tecnologia responde hoje por três quartos de tudo o que se colhe.
Segundo o secretário, as palestras técnicas demonstram ao produtor que ainda há muito espaço para crescer em produtividade. Para isso, a pesquisa agronômica do Iapar disponibiliza cultivares mais produtivas e os técnicos orientam na escolha de material genético com mais potencial.
O diretor-presidente do Instituto Emater, Rubens Niederheitmann, falou da oportunidade que os produtores paranaenses têm de adquirir conhecimento nas palestras técnicas. Ele ressaltou que o aperfeiçoamento ajuda o produtor a avançar e obter resultados e conquistas para ele e para a sociedade.
UCRÂNIA BRASILEIRA - O município de Prudentópolis, a 207 quilômetros de Curitiba, é conhecido como a “Ucrânica Brasileira”, devido à forte influência dos colonizadores dessa etnia. Segundo o prefeito Adelmo Klosowski, o município conta com cerca de oito mil pequenos produtores rurais, responsáveis pela produção de feijão.
Klosowski agradeceu o governo do Paraná que vem investindo no município. “Nesses dois anos e meio, Prudentópolis recebeu investimentos estimados em R$ 7 milhões na agricultura, que estão sendo aplicados por meio dos programas Caminho das Pedras, para conservação e adequação de estradas rurais, e no calcário para a fertilidade do solo.
Em breve, a Secretaria da Agricultura deverá firmar convênio com o município para pavimentação, com pedras irregulares, de trecho da estrada que liga a parte urbana até a cachoeira de Salto São João. A estrada contorna propriedades rurais e deve fomentar o turismo rural e de aventura, devendo ajudar a trazer mais divisas a Prudentópolis.