Foi instalada nesta segunda-feira (16) a nova sede da Farmácia do Paraná da 17ª Regional de Saúde – Londrina. O espaço fica na Alameda Miguel Blasi, 76, região central de Londrina e conta com 1.200 metros quadrados, 14 guichês de atendimento e três consultórios farmacêuticos. Desde o dia 2 de julho, a unidade já estava atendendo a população no novo endereço.
O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, disse que as unidades do Programa Farmácia do Paraná são responsáveis não apenas pela entrega de medicamentos, mas pela orientação da população. “Por isso, é necessário um ambiente acolhedor, que possa oferecer comodidade, segurança e tranquilidade aos usuários”.
A Farmácia do Paraná de Londrina é responsável pelo atendimento aos 21 municípios da área de abrangência da 17ª Regional de Saúde. A unidade possui cerca de 18 mil usuários cadastrados e realiza mensalmente cerca de 14 mil atendimentos à população.
Segundo o diretor da 17ª Regional de Saúde, José Carlos Moraes, com as novas instalações será possível atender com mais comodidade a população que precisa dos serviços da unidade. “Com mais espaço físico poderemos atender melhor nossa população, oferecendo serviços farmacêuticos qualificados e eficientes”, disse Moraes.
MATERNIDADE – Ainda em Londrina, o secretário Nardi visitou a Maternidade Municipal Lucilla Ballalai. O secretário disse que a entrega de projetos e plano de trabalho das obras já foi feito pelo município, o que garante a liberação dos recursos pelo Estado.
Com uma média mensal de 270 partos e 760 atendimentos em geral, a maternidade é referência em gestação de risco habitual e intermediário da região Norte do Paraná.
A reforma envolverá investimento de cerca de R$ 5 milhões para a realização dos trabalhos de ampliação e melhorias diversas na estrutura física da maternidade, incluindo serviços de pintura, troca de telhado e piso, adequação no layout interno, climatização e criação de um centro de parto normal com cinco leitos interligados ao centro obstétrico. Para a execução dos serviços, os recursos serão aplicados por meio de convênio, já assinado, envolvendo os governos federal, estadual e a Prefeitura de Londrina.
SAMU – O secretário falou sobre outras duas obras em Londrina: a construção da nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a reforma do pronto-atendimento infantil.