Mais de 4 mil latas de leite em pó foram arrecadadas em troca dos ingressos para o tradicional concerto da Banda de Música da Polícia Militar do Paraná, que acontece nos dias 1º e 2 de agosto no Teatro Guaíra, em Curitiba. Em apenas cinco dias os convites esgotaram e a expectativa é de plateia cheia nos dois dias de apresentações.
As doações serão, posteriormente, entregues para instituições de caridade. Neste ano o espetáculo da banda, que faz parte das comemorações dos 163 anos da corporação, terá como tema Clássicos Infantis.
“Este espetáculo faz parte das comemorações dos 163 anos da Polícia Militar, porém é um presente nosso para a comunidade que é convidada a participar deste e dos demais eventos que acontecem em agosto. No caso da apresentação da Banda de Música os ingressos esgotaram rapidamente devido a tradição que se tornou o concerto. Cada ano mais pessoas participam e a corporação fica mais próxima da comunidade”, diz a chefe de Relações Públicas da 5ª Seção do Estado-Maior, capitão Solange Nabozny Tedeschi.
O evento contará com a participação de integrantes da Banda de Música da Força Aérea Brasileira (Cindacta II), da Banda de Música do 20º BIB do Exército Brasileiro, da Banda de Música do CPM, o Coral Infantil do Colégio Adventista do Portão, além do ex-maestro da Banda de Música da PM, capitão da reserva Josué de Souza, do instrumentalista Roberson Zembovici Demetrio e da cantora Ana Melo Lessak.
O intuito é aproximar a comunidade dos militares estaduais e aproveitar para fazer com que as pessoas possam reviver os melhores momentos da infância por meio de canções que mais marcaram todos.
O espetáculo contará com um medley de desenhos como As Aventuras de Tim-Tim, Duck Tales, Jetsons, Flistones, Pica Pau, Popeye, Chapolin, Chaves, Tom & Jerry e A Pantera Cor de Rosa; Medley de programas infantis como Castelo Ra-tim-bum, Cocoricó, TV Colosso, Família Dinossauro e Ratinho no banho; Medley de novelas infantis como Chiquititas e Carrossel; Medley Princesas da Disney como Mérida, Rapunzel, Jasmim e Elza; Medley anime como Dengeki, Sentay Changeman, Kyojuu Tokusou Juspion, Daileon, Saint Seya, Dragon Ball Z, Pokemon e Groizer X.
A reserva dos convites foi feita até o dia 17 de julho por e-mail ou telefone. De acordo com informações do setor de Relações Públicas da PM, a lata de leite não será aceita no dia do espetáculo. Vale ressaltar que crianças até 3 anos não necessitam de ingresso, desde que fiquem no colo e não atrapalhem a visão dos demais.
A BANDA - Em 12 de março de 1857, o então governador do Estado, Zacarias de Goes e Vasconcelos, assinou a lei de nº 30 que autorizava verbas para a criação de uma banda de música na Capital que deveria ficar junto à Companhia da Força Policial.
Após sua organização, a Banda de Música teve sua primeira apresentação em público foi no dia 7 de setembro de 1861, sendo participativa em todos os momentos festivos do Estado.
Em 1961, sob a regência do tenente-coronel Antonello, a banda gravou o seu primeiro LP intitulado “A Banda chegou”. O seu segundo LP foi gravado em 1968 regido pelo maestro capitão Acyr Benedito Tedeschi.
Desde então a Banda de Música da PM se destaca por suas inovações, tornando-se referência para as demais bandas militares do país, tendo atualmente seu espaço no cenário musical exaltando o patriotismo e representando a Polícia Militar em todos os eventos que participa.