Inflação apresenta pequena queda em janeiro

Educação e combustíveis influenciam a terceira prévia do mês, registrada pelo Ipardes
Publicação
31/01/2011 - 12:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A terceira prévia do Índice de Preços ao Consumidor de Curitiba apresentou declínio em relação à semana anterior, variando 0,88%, ante 0,92% da segunda prévia. Para o cálculo da inflação, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) coleta, mensalmente, em Curitiba, cerca de 60 mil preços de produtos consumidos por famílias que ganham de R$ 1 a 40 salários mínimos.
Os grupos que mais influenciaram o resultado desta prévia foram, em primeiro lugar, Alimentos e Bebidas e, na sequência, Despesas Pessoais. O grupo Transportes e Comunicação continua pressionado pelos preços dos combustíveis, em especial o álcool (etanol). A ligeira desaceleração observada nesta prévia deve-se ao declínio do grupo Vestuário.
Entre os itens pesquisados, os que mais influenciaram, da ordem da maior para a menor contribuição foram: álcool etanol (7,23%), mensalidades de curso fundamental (6,55%), aluguel de moradia (0,95%), gasolina (2,17%), mensalidades de curso superior (6,25%), tomate (26,12%) e frango resfriado (8,91). Por outro lado ,observou-se queda em automóvel de passeio e utilitário usados (-0,93%), empregada doméstica (-2,84%) e televisão (-5,48%).