Industrialização é
tema de oficinas em
Cambé e Borrazópolis

Prefeitos, secretários municipais e lideranças da iniciativa se privada para se reuniram para debater oportunidades de negócios nas regiões Norte e no Vale do Ivaí
Publicação
04/07/2014 - 09:30
Editoria
O Governo do Estado reuniu nesta semana prefeitos, secretários municipais e lideranças da iniciativa privada para debater oportunidades de negócios e investimentos nas regiões Norte e Vale do Ivaí. Os municípios de Cambé e Borrazópolis sediaram edições das Oficinas Regionais de Desenvolvimento, Industrial e Comercial.
O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio, explica que, além de divulgar os instrumentos de incentivo ao desenvolvimento, as oficinas estimulam a criação de políticas públicas específicas para as regiões.
"Estamos apresentando os programas, mas também ouvindo demandas e reivindicações das lideranças, um processo que vai nos ajudar a elaborar ações de interesse das comunidades", diz Monteschio.
O encontro de Cambé reuniu representantes das 22 cidades da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar). Em Borrazópolis, a oficina mobilizou lideranças dos 26 municípios do Vale do Ivaí (Amuvi).
DISTRITOS - Um tema recorrente nos dois encontros foi a necessidade da construção de distritos industriais municipais para atrair investimentos para as pequenas e médias cidades.
Monteschio explica que o governo estadual pode dar o suporte técnico para os administradores municipais. "Com áreas destinadas exclusivamente para atender o setor, dotadas de infraestrutura adequada, os municípios terão mais condições de atrair indústrias, desenvolvendo a economia local com o aumento oportunidades de empregos e de renda".
Exemplares de uma cartilha produzida em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), e que mostra o passo a passo para a implantação dos distritos, foram entregues aos participantes.
Outros temas debatidos forma os benefícios do Paraná Competitivo, o acesso às linhas de crédito da Fomento Paraná, por meio do programa Banco do Empreendedor, e o estímulo aos arranjos produtivos locais e ao cooperativismo.
O prefeito de Cambé, João Pavinato, elogiou a proposta do Governo de levar técnicos ao interior do Estado para debater ações que estimulem as economias dos municípios. "Essa troca de informações vai ajudar na criação de novas políticas públicas e no acerto de programas que já estão em andamento".
O prefeito de Borrazópolis, Adilson Luchetti, destacou que as oficinas aproximaram mais o Governo do Estado das prefeituras e das entidades representativas do Vale do Ivaí.
As oficinas são realizadas em parceria com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Fomento Paraná, Agência Paraná de Desenvolvimento, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Social (Ipardes) e prefeituras.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br