O Índice de Preços ao Consumidor de Curitiba, medido pelo Ipardes, registrou alta de 1,25% no mês de março, sendo a maior para este mês desde 1999. O acumulado do ano está em 2,27% e o dos últimos 12 meses alcança 6,17%. As maiores altas estão nos grupos vestuário, transporte e comunicação, saúde e cuidados pessoais, e alimentos e bebidas.
No grupo vestuário o destaque ficou com os preços nos produtos da coleção outono inverno, em especial agasalho feminino (41,75%) e sapatos feminino (15,03%). Isso se deve a forte demanda por esses itens neste período de mudança de estação.
No grupo transporte e comunicação, que foi o que mais contribuiu no índice geral, verificou-se a continuidade de aumento do álcool combustível, que variou 12,96%, e alta em tarifa de ônibus urbano (10,64%), devido ao último reajuste do transporte coletivo em Curitiba.
O grupo saúde e cuidados pessoais apresentou alta de 1,55%, com forte contribuição de 5,19% em plano de saúde. Por sua vez, o grupo alimentos e bebidas variou em 1,23%, tendo como os itens que mais contribuíram almoço e jantar – refeição – com 2,12% e café em pó 11,30% de aumento.
Na variação dos grupos que compõem o índice apenas artigos de residência apresentoram queda, puxada por armário para quarto (-8,17) e cama (-6,95).
No grupo vestuário o destaque ficou com os preços nos produtos da coleção outono inverno, em especial agasalho feminino (41,75%) e sapatos feminino (15,03%). Isso se deve a forte demanda por esses itens neste período de mudança de estação.
No grupo transporte e comunicação, que foi o que mais contribuiu no índice geral, verificou-se a continuidade de aumento do álcool combustível, que variou 12,96%, e alta em tarifa de ônibus urbano (10,64%), devido ao último reajuste do transporte coletivo em Curitiba.
O grupo saúde e cuidados pessoais apresentou alta de 1,55%, com forte contribuição de 5,19% em plano de saúde. Por sua vez, o grupo alimentos e bebidas variou em 1,23%, tendo como os itens que mais contribuíram almoço e jantar – refeição – com 2,12% e café em pó 11,30% de aumento.
Na variação dos grupos que compõem o índice apenas artigos de residência apresentoram queda, puxada por armário para quarto (-8,17) e cama (-6,95).