Incubadora do Tecpar apoia
projeto de gestão em saúde

Novo software vai integrar a coleta de dados de pacientes, visando ao controle de gastos e à melhoria da qualidade do atendimento
Publicação
16/08/2011 - 16:10

Confira o áudio desta notícia

A Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), assinou na segunda-feira (15) um contrato de incubação com a empresa i2m S/A, que atualmente desenvolve um projeto de gestão inteligente na área da saúde. Trata-se de uma tecnologia de coleta de dados de pacientes, processamento de informações e gerenciamento integrado que facilitará o controle de gastos e melhorará a qualidade do atendimento.
Já utilizada com êxito em países como Inglaterra e Estados Unidos, a solução deverá ser disponibilizada para o mercado brasileiro dentro de seis meses. A partir de setembro, cinco programadores da i2m vão trabalhar com especialistas do Tecpar no projeto.
Para o diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, a iniciativa é ousada e poderá transformar o gerenciamento da saúde pública no Brasil. “Esse projeto é emblemático, pois está alinhado com a nova estratégia de atuação do Tecpar dentro do Complexo Industrial da Saúde, por meio de soluções tecnológicas completas e altamente inovadoras”, afirmou.
Segundo o diretor executivo da i2m, César Abicalaffe, o Sistema Único de Saúde (SUS) atualmente possui vários softwares que praticamente não se comunicam entre si – e, por isso, oferecem informações redundantes e desencontradas, que dificultam o trabalho do gestor. “A nossa ferramenta vem justamente para consolidar essas informações, integrá-las e gerar sistemas inteligentes de apoio para a tomada de decisão do gestor”, disse.
Abicalaffe afirmou que credibilidade da Intec nos mercados nacional e internacional e a atuação do instituto pesaram na escolha da incubadora. “Com o apoio da Intec, o projeto ganha mais agilidade, orientação e profissionalismo, além de acesso a fontes de financiamento e fomento”, completou.
PROJETO – O projeto consiste na criação de software e consultoria para implantação e processamento dos dados gerados pelo programa. Abrange três grandes áreas, chamadas de módulos: um módulo de análise retrospectiva, que avalia o histórico dos pacientes; outro módulo de avaliação de riscos, focado na prevenção de doenças; e um terceiro módulo, destinado à avaliação de desempenho, que permite criar modelos de remuneração variável para os médicos e prestadores de serviços em saúde com base no resultado e na qualidade do atendimento ao paciente.
Segundo os representantes da empresa, o módulo de avaliação de desempenho já está pronto e em operação por algumas instituições, como o Hospital Nove de Julho, em São Paulo, e também por alguns planos de saúde. Os outros dois módulos ainda devem ser desenvolvidos e integrados. O plano de negócios da empresa prevê investimentos da ordem de R$1,5 milhão, com previsão de retorno de dois anos.
INTEC – Primeira incubadora de base tecnológica do Paraná, a Intec é vinculada ao Tecpar e apoia a criação de empresas inovadoras de sucesso, contribuindo para a expansão da cultura empreendedora no Estado. Foi fundada em setembro de 1989 e, desde então, mais de 80 empresas foram incubadas, gerando centras de empregos diretos e indiretos.
Recentemente, duas empresas da Intec foram premiadas. A Hi Technologies ganhou a medalha de prata do Prêmio Idea Brasil de Design com o seu principal produto, o Oxímetro Milli (equipamento para monitorar sinais vitais de pacientes). Já a BioSmart venceu o 2º Desafio C2i de Empreendimentos Inovadores – Etapa Regional Desafio Brasil, com um equipamento chamado MovSmart (que mede, em tempo real, o efeito dos exercícios no corpo de atletas em treinamento).
Na 14ª edição do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, realizado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em 2010, a Intec foi escolhida a melhor incubadora de base tecnológica.

GALERIA DE IMAGENS