INSS antecipa pagamento de benefícios às vítimas das enchentes em Morretes

Extensão da medida para moradores de Antonina ainda está sendo analisada.
Publicação
01/04/2011 - 17:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os moradores de Morretes que são beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão o pagamento relativo a abril antecipado para o dia 25 deste mês. A antecipação foi anunciada nesta quinta-feira (31) pela Previdência Social, que ainda analisa o adiantamento para os moradores de Antonina. Além disso, os segurados que recebem benefícios de prestação continuada previdenciários ou assistenciais, excetuando-se os benefícios temporários – como o auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão – poderão pedir o adiantamento de uma renda mensal.
As medidas visam amenizar os danos causados à população pelas chuvas de março, que levaram o município ao estado de calamidade pública. Elas fazem parte da parceria entre os governos estadual e federal para socorrer a população do Litoral. Em março, o governador Beto Richa conversou com a presidente Dilma Rousseff e solicitou apoio total do governo federal para atender a população atingida pelas fortes chuvas.
Para pedir o adiantamento de uma renda mensal, os segurados não precisam ir a uma Agência da Previdência Social (APS). Basta formalizar a opção no banco em que recebem o pagamento.
O direito de opção pelo adiantamento de uma renda mensal estará disponível no período de 13 de abril a 10 de junho. Segundo a Previdência Social, os segurados que fizerem a opção na agência bancária ou nos terminais de autoatendimento dos bancos que oferecem este serviço terão o crédito liberado imediatamente. Aqueles que fizerem a opção em um correspondente bancário só terão o dinheiro liberado após cinco dias úteis.
No caso dos procuradores e representantes legais, só poderão solicitar o adiantamento aqueles que estavam devidamente cadastrados no INSS.
O adiantamento será devolvido em até 36 parcelas mensais, sem atualização monetária ou juros. Os descontos começam a ser realizados na folha de pagamento referente ao mês de julho.
As informações são do portal: www.previdencia.gov.br
ANTECIPAÇÃO DE PAGAMENTO
Quando: 25 de abril, referente à competência de abril.
ADIANTAMENTO DE RENDA:
Quando: de 13 de abril a 10 de junho.
COMO SOLICITAR:
É preciso assinar o Termo de Opção que estará disponível nas agências bancárias a partir de 13 de abril. Alguns bancos oferecem o termo de opção nos terminais de autoatendimento.
QUEM PODE REQUERER:
Podem requerer o crédito o próprio beneficiário ou seu procurador ou representante legal, desde que devidamente cadastrado no INSS.
VALOR DO ADIANTAMENTO:
O adiantamento terá valor igual a uma parcela mensal bruta do benefício a que o segurado tem direito, considerada a competência de abril de 2011.
QUANTIDADE DE PARCELAS:
A devolução ocorrerá em 36 parcelas mensais, sem atualização monetária ou juros. Os descontos começam a ser feitos a partir da folha de pagamento de julho.
LIBERAÇÃO DO CRÉDITO:
O crédito será liberado na mesma data da opção. Nos casos de opções feitas em correspondentes bancários, será liberado em até 5 dias úteis após a formalização da opção.
QUEM NÃO TEM DIREITO:
Quem tem benefício temporário, como auxílio-doença, auxílio-reclusão e salário maternidade.
MAIS INFORMAÇÕES:
Basta ligar para os operadores da Central 135. A ligação é gratuita quando originada de telefone fixo e tem o custo de ligação local quando feita de celular.