O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) revelou nessa quarta-feira (18), no Parque Estadual Mata dos Godoy, em Londrina, os vencedores do concurso “Redescobrindo práticas Sustentáveis”. Promovido pelo Escritório Regional do órgão em Londrina, o concurso foi lançado durante a semana do meio ambiente, em junho, e teve como objetivo estimular empresas e escolas municipais, a mostrarem as práticas sustentáveis no dia a dia.
Ao todo, participaram da competição 10 empresas e oito escolas de ensino fundamental da região Norte do Estado. Eles tiveram que apresentar projetos de incentivo a práticas sustentáveis no seu dia a dia além do que é exigido no licenciamento ambiental.
“São atividades que fogem do essencial do dia a dia, que podem ir além do desenvolvimento intelectual dos próprios alunos e dos funcionários das cooperativas. São detalhes que fazem a diferença, que mostram que juntos nós podemos mais”, explicou a coordenadora do projeto, Leliana Casagrande.
Para isso, os projetos deveriam atender os seguintes critérios: conteúdo, criatividade, fontes de pesquisa e fidelidade à ótica da sustentabilidade. Eles foram avaliados por docentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e por um jornalista convidado.
A premiação contou com a participação do presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, de empresas e entidades privadas na formação da educação ambiental da população. “Envolver a comunidade em trabalhos de educação ambiental garante o desenvolvimento com equilíbrio e respeito ao meio ambiente. Todos os projetos premiados contribuíram e vão continuar contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e para a produção mais eficiente, com economia de recursos naturais”, disse.
PREMIAÇÃO – Todos que mandaram seus projetos receberam certificados de participação no concurso.
Ganharam na modalidade Educacional a Escola Municipal Professora Maria Irene Vicentini Theodoro de Londrina e a Escola Municipal Professora Almerinda Felizetti de Ibiporã. Já na modalidade Empresarial, três empresas do norte do Estado foram premiadas pelos seus projetos, elas são: Viapar, Cafés Cacique e Cooperativa Integrada.