IAP registra queda nas denúncias contra poluição sonora no Litoral

O trabalho das equipes de fiscalização consiste em orientar a população sobre o que diz a legislação: após as 22 horas, o nível de emissão de ruído permitido é até 60 decibéis e durante o dia o máximo é de até 70 decibéis
Publicação
07/02/2011 - 16:50

Confira o áudio desta notícia

O trabalho realizado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para coibir a poluição sonora emitida por veículos, residências e estabelecimentos comerciais no Litoral paranaense tem garantido uma redução no número de reclamações e infrações decorrentes de som alto.
Desde o início da temporada de verão 2010/2011 foram aplicadas apenas duas multas – uma em Guaratuba e outra na Ilha do Mel – e emitidas 11 advertências. Na temporada 2009/2010 foram nove autos de infração emitidos e, em 2007/2008, 34 multas aplicadas.
O número de denúncias e reclamações também caiu, se comparado às temporadas anteriores. Até o momento, foram apenas sete denúncias recebidas e atendidas, contra 43 na temporada anterior.
“Os resultados demonstram que os frequentadores do nosso litoral estão mais conscientes a cada ano. Além disso, com a orientação do órgão ambiental, os proprietários de estabelecimentos comerciais estão trabalhando tranquilamente nos limites estabelecidos pela Lei”, afirma o presidente do IAP, Luiz Tarcisio Mossato Pinto.
Este ano, o IAP promoveu 1.627 medições para aferir os índices de poluição sonora. Foram 434 estabelecimentos comerciais monitorados e 87 veículos abordados.
COMO FUNCIONA - A ‘Operação Sossego’ é feita nos municípios de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Paranaguá. O trabalho das equipes de fiscalização consiste em orientar a população sobre o que diz a legislação: após as 22 horas, o nível de emissão de ruído permitido é até 60 decibéis e durante o dia o máximo é de até 70 decibéis.
“Já os proprietários de estabelecimentos onde existe permissão para música ao vivo são orientados a fazer o isolamento acústico no local, além de reduzir o volume após as 22 horas”, explica o fiscal do IAP, Paulo Kurslop.
Após orientação e notificação, os fiscais podem autuar quem estiver descumprindo a Lei. As multas podem variar de R$ 5 mil a R$ 50 milhões e o equipamento pode ser apreendido.


SERVIÇO
As denúncias de poluição sonora são atendidas pelos fiscais do IAP pelos telefones 0800-643-0304, opção 5, das 8 horas às 20 horas, e também pelo 190 das 20 horas às 08 horas.

GALERIA DE IMAGENS