IAP concede licença ambiental para
o asfaltamento da Estrada Boiadeira

Esperada há décadas, obra permitirá uma nova ligação viária com o Mato Grosso do Sul e, por extensão, com as indústrias moageiras de Ponta Grossa
Publicação
16/06/2011 - 18:10

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O secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, anunciou nesta quinta-feira (16) que o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) liberou a licença ambiental para a pavimentação da BR-487, conhecida como “Estrada Boiadeira” – obra esperada há décadas pela região Noroeste do Paraná. “Com a obra, a região terá uma nova ligação viária com o Mato Grosso do Sul e, por extensão, com as indústrias moageiras de Ponta Grossa”, disse Richa Filho.
A rodovia beneficiará a circulação de pessoas e mercadorias entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul, aumentando as condições logísticas de diversos municípios em torno de dois importantes polos econômicos do Estado: Umuarama e Campo Mourão. A obra, já licitada, está sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que deverá definir nas próximas semanas os prazos para início e execução da pavimentação dos dois trechos: Umuarama-Porto Camargo e Umuarama-Tuneiras do Oeste.
Devido à grande concentração pecuária no Noroeste do Paraná e no Mato Grosso do Sul, a BR-487 ficou conhecida como Estrada Boiadeira. A via faz a ligação direta entre a região produtora de grãos Dourados (MS) e o centro moageiro dos Campos Gerais, no Paraná. A Boiadeira tem 595 km, dos quais 470 km no Paraná.
“O Paraná está resgatando uma obra que por muito tempo esteve apenas no planejamento viário. Com isso, consolida uma política intermodal de desenvolvimento que se completa com outras ações em andamento, como a dragagem do Porto de Paranaguá, a contratação do projeto de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a extensão da Ferroeste e o Plano Aeroviário do Estado”, acrescentou o secretário da Infraestrutura e Logística.
O IAP também liberou a licença ambiental para pavimentação da BR-158 entre Campo Mourão, Roncador e Palmital. A obra beneficiará a região central do Estado, ligando uma extensa região produtiva ao restante da malha viária estadual e federal.
“Com as licenças ambientais, o governo do Estado faz sua parte e trabalha em parceria com o governo federal para modernizar o sistema viário estadual”, afirma Richa Filho.

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