Hospital Oswaldo Cruz dá nome de servidora a miniauditório

Espaço inaugurado nesta terça-feira (05) homenageia a enfermeira Maria Helena Pistelli, que dedicou sua vida profissional à saúde pública. O espaço fica na área externa da instituição e abrigará reuniões, palestras e aprendizagem para os funcionários.
Publicação
05/12/2017 - 18:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Estado da Saúde inaugurou nesta terça-feira (5) o miniauditório Maria Helena Pistelli. O nome do local foi escolhido para homenagear a enfermeira que dedicou grande parte da sua vida à saúde pública paranaense e, em especial, ao Hospital Oswaldo Cruz (HOC). O miniauditório fica na área externa do hospital e será espaço de reuniões, palestras e aprendizagem para os funcionários.

“Homenagens como esta são sempre bem-vindas, pois são uma forma de reconhecer o esforço e o comprometimento dos nossos profissionais com o seu trabalho e com a saúde do Paraná”, ressaltou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

PLANEJAMENTO – A diretora do HOC, Cleide Aparecida de Oliveira, explica que a missão do hospital, além de cuidar e proteger os pacientes, é capacitar profissionais e a comunidade em um processo de educação continuada.

“Estamos sempre promovendo reuniões, palestras e discussões. Nossos encontros eram feitos em salas improvisadas, com pouco espaço, precisávamos de um local apropriado. Percebemos que o hospital possuía três alas que funcionavam como depósito e que uma delas poderia ser adaptada”, disse ela. Assim começou o projeto de reforma do almoxarifado que fica na parte externa do HOC.

Inês Almeida Cavalli, técnica de enfermagem, entrou com 18 anos na instituição. Hoje, com 56 anos, já presenciou muitas histórias, construções e a modernizações no hospital. “Antes de ser o almoxarifado, aqui era uma ala para pacientes que precisavam de tratamento contra pênfigo, o famoso fogo selvagem, uma doença que causa erupções na pele. Fiquei muito feliz porque abriram um lugar para nos reunirmos e estudarmos, uma verdadeira ala do saber”, diz Inês.

ADMIRAÇÃO – Maria Helena Pistelli foi servidora pública da Secretaria de Estado da Saúde durante toda sua vida profissional. Ela morreu em 2012, aos 58 anos. “Minha irmã dedicou a vida toda à saúde pública, estava sempre comprometida em muitos projetos. Ela amava o hospital e comemorava cada avanço com uma alegria infinita”, relembra Ângela Pistelli, irmã da homenageada.

Maria Helena foi diretora do hospital de 1998 a 2002. Em sua administração foi realizada uma reforma geral, houve a implantação do serviço de radiologia e a modernização de aparelhos. Ela também trabalhou junto com técnica em enfermagem Inês nos primeiros casos de Aids do HOC.

“O miniauditório é um presente. Assim, quisemos homenagear alguém que admiramos muito. Fizemos uma pesquisa com as equipes do hospital sobre sugestões de nomes de pessoas que tenham feito a diferença aqui. Não foi surpresa a Maria ter sido citada por todos”, destaca a diretora.

A inauguração do miniauditório foi a primeira de uma série de eventos que acontecerão no início de 2018 para celebração dos 90 anos do Hospital Oswaldo Cruz, fundado em 28 de janeiro de 1928.


 

GALERIA DE IMAGENS