Hemepar garante benefícios a doadores fidelizados de sangue

São concedidos benefícios com a meia-entrada em shows, jogos de futebol, espetáculos de teatro e cinema
Publicação
01/02/2011 - 18:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os doadores de sangue que realizaram três doações em um período de 12 meses já podem solicitar o certificado de Doador Fidelizado de Sangue nas unidades da Rede Hemoterápica do Paraná. A emissão do certificado já estava prevista pela Lei 13964/02 que só foi regulamentada e revista no final de 2010, a partir da emissão da norma técnica do Hemepar que estabelece critérios para emissão. É mais uma maneira de garantir a qualidade e segurança da assistência aos doadores.
O certificado será emitido pela Rede Hemoterápica pública e privada conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para ter direito ao benefício é necessário realizar três doações em um período de 12 meses. Na terceira doação efetiva o doador já pode pedir sua emissão.
Após a emissão do primeiro certificado a condição de doador fidelizado é mantida se forem registradas mais duas doações nos 12 meses seguintes. São concedidos benefícios com a meia-entrada em shows, jogos de futebol, espetáculos de teatro e cinema.
“Com doadores fiéis conseguiremos ter sempre a quantidade de sangue ideal para atender a nossa população nos momentos mais críticos, como feriados prolongados e carnaval”, afirma o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.
Em janeiro, o Hemepar teve doação média diária de 105 doadores, embora o ideal seja de 150 pessoas. No total, são 20 pontos de coleta de sangue pelo Estado que realizam a captação de aproximadamente 10 mil bolsas por mês, que são distribuídas para 371 hospitais em todo o Estado.
A doação de sangue dura menos de uma hora e é segura, pois todo o material utilizado é descartável. Os interessados devem se dirigir ao Hemepar, na Travessa João Prosdócimo, 145, bairro Alto da XV. Outras informações pelo telefone 0800-645-4555.

Quem pode doar:
- Maiores de 18 anos e menores de 65 anos (necessário apresentar documento oficial com foto).
- Ter mais de 50 quilos.
- Ter se alimentado antes da doação.
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas de quatro a seis horas antes da doação.
Quem não pode doar:
- Portadoras de doenças como diabete e hepatite.
- Mães que estejam amamentando.
- Quem está resfriado.
- Quem colocou piercing ou fez tatuagem há menos de um ano.

GALERIA DE IMAGENS