O governador Beto Richa entregou nesta segunda-feira (05), em Curitiba, um helicóptero e 50 novas viaturas para reforçar a frota da Segurança Pública no Estado. São 40 veículos para a Polícia Militar e dez para a Polícia Científica, que vão para o Instituto Médico Legal (IML). A aeronave será empregada em operações aéreas da PM.
“É mais uma ação que integra a série de investimentos feitos pelo Governo do Estado, nos últimos sete anos, para a Segurança Pública”, disse o governador. Desde 2011, pelo programa Paraná Seguro, foram adquiridas três mil novas viaturas e contratados 11 mil policiais. Também foi adquirido armamento de última geração para reforçar o combate ao crime.
“O resultado está na queda da violência. Em 2017, o número de homicídios no Paraná caiu 12% em relação ao ano anterior”, disse o governador. Na Região Metropolitana de Curitiba houve queda de 15% no número de assassinatos, comparados com 2016. Também houve redução de 12,6% no volume de roubos no Estado. Em Curitiba a redução foi de 18%.
Os números do ano passado no Paraná são os menores desde 2007, quando os relatórios estatísticos começaram a ser feitos. Em comparação com os dados de 2010, os registros de homicídios no Estado caíram 33%.
ESTRATÉGICO - Os 40 veículos para a Polícia Militar fazem parte do lote de 1.100 viaturas adquiridas pelo Estado no ano passado, com um investimento de R$ 112,3 milhões. As viaturas são do modelo Fiat Palio e serão distribuídas pelo Estado, conforme o planejamento estratégico estadual, baseado nos índices de violência de cada área abrangida pelos comandos militares.
“As viaturas integram o processo de renovação da nossa frota e vão atender as demandas mais prioritárias da PM em todos os municípios do Estado”, destacou o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato.
De acordo com Tortato, também está em processo licitatório a compra de viaturas mais pesadas para atender o Batalhão de Operações Especiais e as unidades de choque em todas as unidades do Paraná.
O helicóptero de modelo Robinson 44 Raven II, foi apreendido com drogas, atualizado e reformado para que pudesse atender a demanda da segurança. “Essa é uma aeronave própria para as atividades policiais e possivelmente ela será destinada primeiramente para Londrina. Posteriormente poderá ser realocada conforme a necessidade”, disse o comandante da PM.
BOX 1
IML tem frota reforçada em várias regiões do Estado
Os dez veículos entregues para a Polícia Científica são para reforçar a frota do Instituto Médico Legal (IML). Os automóveis integram um contrato de locação de 30 viaturas, sendo que os outros vinte serão entregues nas próximas semanas. Nesta etapa, serão destinados 4 veículos para Curitiba, 3 para Ponta Grossa, 2 para Londrina e 1 para Cascavel.
De acordo com o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Hemerson Bertassoni Alves, os veículos contam com plataformas e guinchos para facilitar o trabalho dos funcionários. “São viaturas novas e diferenciadas. São modelos únicos que não tem igual no Brasil”, disse. Bertassoni disse, ainda, que o trabalho da Polícia Científica tem avançado devidos aos investimentos feitos nos últimos anos, com o reconhecimento, pelo governador, da Polícia Científica e sua importância na percepção criminal.
“Houve investimentos em áreas como DNA Forense, viaturas, novas sedes, equipamentos, laboratórios e concurso público. A polícia científica teve um avanço expressivo e deu um salto em inovação nesse governo, graças aos consistentes investimentos feito estado”, afirmou.
Em março será entregue em Curitiba a nova sede da Polícia Científica, um investimento de mais de R$ 25 milhões.
PRESENÇAS – Participaram do evento a vice-governadora Cida Borghetti; a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano; o diretor-geral do IML no Paraná, Carlos Alberto Peixoto Baptista; o chefe da Casa Militar, coronel Elio de Oliveira Manoel; a chefe do Estado-Maior da PM, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha; o comandante do Corpo de Bombeiros, Juceli Simiano; os deputados estaduais Rubens Recalcatti, Pedro Lupion, Dr. Baptista, Reinhold Stephanes Junior, Luiz Claudio Romanelli, Elio Rush, Guto Silva, Tião Medeiros, Plauto Miró, Alexandre Curi, Bernardo Carli.