Governo vai apoiar
emendas parlamentares
para assentamento rurais

Técnicos da Secretaria da Agricultura, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e dirigentes do MST vão discutir estratégias para atender às necessidades dos assentados
Publicação
06/03/2012 - 18:53
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, reuniu-se nesta terça-feira (6) com integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) do Paraná e da Cooperativa Central de Reforma Agrária do Paraná (CCA/PR). Durante o encontro, Ortigara afirmou que a secretaria vai atuar junto ao governo estadual e a parlamentares federais do Paraná visando a apresentação de emendas orçamentárias e liberação de recursos para assentamentos rurais.
Roberto Baggio, um dos dirigentes do MST no Paraná, entregou ao secretário uma pauta de reivindicações. Segundo Ortigara, o entendimento em torno da definição de emendas parlamentares em benefício dos assentamentos rurais no Estado é um caminho para atender boa parte dos itens.
“As proposições são boas e somos parceiros nessas iniciativas que buscam valorizar o trabalho da nossa agricultura familiar. Vamos analisar os pedidos ponto a ponto e ver o que podemos atender”, disse o secretário.
Na próxima semana, uma nova reunião envolvendo técnicos da secretaria, Emater, Iapar, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Incra e os dirigentes do MST vai detalhar estratégias para atender os pedidos encaminhados pelo setor.
Uma das solicitações, que envolve recursos da ordem de R$ 32 milhões, é o fortalecimento das cadeias produtivas, via Ministério do Desenvolvimento Agrário, para a produção de leite, café, hortigranjeiros, erva mate e cana de açúcar. Outra emenda aguardada pelo setor, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, prevê recursos para os consórcios das patrulhas mecanizadas. Há, também, um terceiro pedido de verba para pesquisa no Iapar.
“Estamos mantendo um diálogo aberto com o setor, formalizando parcerias para dar continuidade ao trabalho feito pelos agricultores familiares e dos assentamentos do MST no Paraná”, disse Ortigara.
Também participaram do encontro o assessor técnico do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Paraná, José da Encarnação Leitão, e o assessor especial da Casa Civil para Assuntos Fundiários, Hamilton Seriguelli.

GALERIA DE IMAGENS