Governo vai ampliar
atendimento às Apaes

Em visita à Apae de Santa Felicidade, em Curitiba, a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, reafirmou o compromisso do governo com as entidades
Publicação
15/09/2011 - 09:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, disse nesta quarta-feira (14) que o Governo do Estado pretende melhorar e ampliar o atendimento prestado às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e demais entidades que atuam na garantia dos direitos e melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência.
A afirmação foi feita durante visita a Apae, no bairro de Santa Felicidade, em Curitiba, onde a secretária foi recebida pela diretora Maria Helena Cuduh, professores, funcionários e alunos da instituição. "Com organização e apoio das entidades, permitimos à pessoa com deficiência a busca pela autonomia e sua inclusão social", disse.
Estão matriculadas nas escolas especiais do Paraná aproximadamente 40 mil pessoas. Em Curitiba a Apae é mantenedora de cinco unidades especializadas, entre elas a de Santa Felicidade, que atende 246 alunos, com atividades de educação ambiental, reciclagem, oficinas pedagógicas e artesanato.
Na semana passada o Governo do Estado autorizou a alteração do nome das escolas de educação especial para escolas de educação básica, na modalidade de educação especial. A medida beneficiará 394 instituições conveniadas e 40 mil alunos com necessidades educacionais especiais. As APAEs e coirmãs passarão a receber tudo que for direcionado para uma instituição de ensino estadual comum.
"O trabalho realizado pelas Apaes é muito importante para o Estado. Por isso, vamos encarar com responsabilidade e muita seriedade o processo de inclusão, seja no ensino especial, como na aplicação de ações voltadas à implantação de serviços e atividades de atenção à pessoa com deficiência”, afirmou Fernanda Richa.

GALERIA DE IMAGENS