Governo treina monitores para novo papel dos Telecentros

Antes apenas espaços de acesso à internet, Telecentros serão transformados em locais de formação e qualificação profissional
Publicação
29/04/2011 - 14:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado – por meio da Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos e da Celepar – começou a preparar monitores de Telecentros para a transformação desses espaços em locais de formação e qualificação profissional. Esta semana, 12 monitores, de 10 municípios, participaram em Curitiba do curso “Atendimento ao cidadão em Telecentros”.
“A nova política privilegia a qualificação e a transferência de conhecimento, fazendo dos Telecentos mais do que meros locais de acesso à internet”, afirmou o secretário de Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, que na tarde de quinta-feira (28) participou da cerimônia de entrega de certificados e encerramento do curso.
O Programa Telecentros Paranavegar/Bibliotecas Cidadãs é desenvolvido e coordenado pela Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, em conjunto com a Secretaria da Educação e a Celepar. O Paraná conta atualmente com 119 Telecentros instalados em bibliotecas cidadãs. A previsão é que até o final do ano, outros 117 espaços sejam inaugurados.
TREINAMENTO – O curso foi ministrado pelos instrutores da Celepar Jacir José Lunelli e Ouphir Ozório Pesch e abordou temas como hardware, sistema operacional Linux, internet, Portal do Governo – Serviços Públicos, editor de texto, planilha eletrônica, Sistema Gestor Paranavegar e normas de uso de ferramentas internas da administração pública estadual. As aulas aconteceram no laboratório da companhia.
Participaram monitores dos municípios de Ventania, Itambé, Virmond, Paranacity, Campo Largo, Guapirama, Nova Aurora, Guraniaçu, Assaí e Diamante do Sul. Entre eles, Reginaldo Pereira Rodrigues, secretário de Tecnologia e Sistema de Informação de Guaraniaçu, para quem “o curso foi bom para a gente saber corretamente como proceder no dia a dia no atendimento ao cidadão”.
Rosecleia Pereira de Souza, monitora de Virmond, destacou a preocupação do governo de aliar o desenvolvimento educacional à inclusão digital. “Incluir é dar oportunidade de querer algo melhor, de inovar e de mudar, isto é, de tornar possível o que se sonha”, disse.
Além do secretário Edson Casagrande, participaram do encerramento os diretores da Celepar Luiz Fernando Ballin Ortolani (de Operações) e Rafael Moura de Oliveira (Jurídico).

GALERIA DE IMAGENS