Governo mantém diálogo para solucionar problemas fundiários

A busca de soluções conjuntas para as questões agrárias foi tema de reunião nesta segunda-feira (14) entre o Governo do Estado, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, e a Federação da Agricultura do Paraná
Publicação
15/03/2011 - 17:06

Confira o áudio desta notícia

A busca de soluções conjuntas para as questões agrárias foi tema de reunião realizada nesta segunda-feira (14) entre o Governo do Estado, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e a Federação da Agricultura do Paraná (Faep).
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, juntamente com o presidente do Instituto de Terras Cartografia e Geociências (ITCG), Amílcar Cavalcante Cabral; o assessor especial para Assuntos Fundiários do Governo do Estado, Hamilton Serighelli e o superintendente do Incra no Paraná, Nilton Bezerra Guedes, discutiram as prioridades para avançar no processo de regularização fundiária para o Paraná.
“Vamos promover todos os diálogos necessários ao desenvolvimento de políticas públicas para o Paraná avançar, seguindo as recomendações do governador Beto Richa”, disse o secretário Iurk. Segundo ele, todos os esforços do Governo serão no sentido de promover a paz no campo.
Entre os principais assuntos discutidos na reunião, a importância da troca de informações e unificação de dados e levantamentos das instituições – no que diz respeito á quantidade de famílias atualmente acampadas, situação destas famílias de pequenos produtores rurais, e as regiões onde estão localizadas.
O assessor especial para Assuntos Fundiários do Governo do Estado, Hamilton Serighelli, enfatizou a importância das negociações entre as instituições até que se alcance uma solução pacífica para que as reintegrações de posse, paralisadas há anos, sejam solucionadas.
“Buscamos na intermediação deste diálogo a solução pacífica, principalmente nos pedidos de reintegração de posse que estavam sem cumprimento. Sentamos com os movimentos sociais em Clevelândia, Francisco Beltrão, Palmas e Quedas do Iguaçu e ouvimos suas reivindicações”, disse. “Vamos identificar e beneficiar apenas os verdadeiros trabalhadores rurais”, afirmou Serighelli.
O superintendente do Incra no Paraná, Nilton Bezerra Guedes, deixou clara a disponibilidade do Governo Federal no caso de negociações para a compra de terras de proprietários rurais.
“Nós dificilmente vamos solucionar a questão das ocupações, retirando as famílias de um determinado local e as levando para outro. Priorizamos a reforma agrária sem confronto, e temos o cuidado de levar em consideração o direito à terra dos proprietários rurais, como no ano passado em que compramos a Fazenda Guairacá”, disse Nilton.
Para o presidente da Comissão de Políticas Fundiárias da Faep, Tarcísio Barbosa, a instituição está otimista com a postura de diálogo do Governo do Paraná. “Estamos muito otimistas com a iniciativa do Governo em tomar a frente nas negociações para que se resolvam os entraves das reintegrações de posse e estamos dispostos a contribuir obedecendo a lei”, disse.