O governador Beto Richa anunciou nesta segunda-feira (27) que os programas Bola Cheia e Papo Legal, da prefeitura de Curitiba, serão expandidos para todos os municípios do Estado. Os programas foram criados durante a gestão de Richa como prefeito da capital com o objetivo de conscientizar os jovens dos riscos do uso de drogas. O governador também assinou um protocolo para criar no Detran um fundo para captação de recursos para campanhas de educação e prevenção contra drogas no trânsito.
“São ações que mostram a determinação do governo em prevenir o uso de drogas no Paraná e evitar que esse mal destrua a vida dos nossos jovens”, disse o governador. O pronunciamento foi realizado durante a abertura da 16ª Semana Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. Durante o evento, Richa sancionou a lei que institui no calendário oficial o dia 26 de junho como a data estadual de prevenção e combate às drogas.
Os programas Bola Cheia e Papo Legal são políticas públicas executadas pela Secretaria Antidrogas da prefeitura de Curitiba com a finalidade de oferecer atividades esportivas e sociais para orientar crianças e jovens sobre os riscos e malefícios das drogas. As duas ações são referências nacionais. Os programas atenderam mais de 50 mil pessoas de todas as faixas etárias no ano passado.
A secretária de Estado da Justiça e da Cidadania, Maria Tereza Uille Gomes, disse que a celebração anual do dia de combate às drogas é fundamental para a conscientização sobre os malefícios do uso de drogas para a juventude e para toda a população do Estado. Ela explica que todo ano serão realizadas nesta data palestras e programas na rede estadual de ensino.
“As drogas estão ligadas à violência. Temos uma preocupação grande de conscientizar e estudar medidas preventivas para reduzir o consumo, especialmente de crack, no Paraná”, afirmou a secretária. Uille Gomes disse que os primeiros municípios que receberão as ações do Bola Cheia e do Papo Legal serão as cidades de fronteira e com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, disse que as drogas já se transformaram numa questão de saúde pública e que programas como o Bola Cheia e o Papo Legal contribuem para amenizar o problema. “Esta é uma questão que precisa de atenção e prioridade dos governantes. Fico feliz em compartilhar com o governador toda a experiência de programas bem sucedidos na capital”, disse o prefeito. Ducci assinou com Richa um termo de cooperação para repasse de informações e experiências para o combate às drogas.
O delegado e deputado federal Fernando Francischini afirma que o Paraná precisa atuar com jovens na prevenção às drogas. “A droga é a chave para a violência. Precisamos combatê-la e multiplicar pelo Estado experiências exitosas como essas”, disse o deputado. Ele fez parte da equipe de Richa na prefeitura de Curitiba e criou a primeira Secretaria Antidrogas Municipal do Brasil e os programas Bola Cheia e Papo Legal.
FUNDO – Devido ao elevado número de acidentes ocasionados pelo consumo de álcool e drogas no Estado, o Governo do Paraná estuda criar um fundo com a finalidade de arrecadar recursos financeiros para ações públicas de prevenção, fiscalização e repressão do consumo de drogas. “O consumo de entorpecentes impacta no trânsito e com a criação de um fundo será possível arrecadar recursos para aplicar na educação do motorista paranaense”, disse Richa. As secretarias da Fazenda e de Segurança Pública analisam o formato e as características do programa.
SEMANA DE PREVENÇÃO – A 16ª Semana Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas tem o lema “Paraná, te quero sem drogas”. A iniciativa da campanha é da Secretaria da Justiça e da Cidadania do Paraná, por meio da Coordenadoria Estadual Antidrogas. As atividades da semana seguem até a sexta-feira (1), com debates sobre Políticas Públicas Estaduais Antidrogas e Gestão em Rede. Na terça-feira (28), as atividades da semana antidrogas serão no Plenarinho da Assembleia Legislativa, a partir das 9 horas.
Na quinta-feira (30), o debate será na Câmara Municipal de Curitiba, com o tema Redução da Oferta. À noite, no Tribunal de Justiça do Paraná, será apresentado o tema Estudo, Pesquisas, Legislação, Internamento Involuntário. Na, sexta-feira (1), o debate é em torno do Tratamento e Redução de Danos, na Prefeitura Municipal de Curitiba.
Também participaram da abertura a secretária da Família e do Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o secretário da Saúde, Michelle Caputo Neto; o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César; o coordenador estadual antidrogas, Jorge Pilotto; o secretario municipal Antidrogas, Hamilton José Klein; o secretario municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa; o procurador-geral da Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Netto; e os deputados Mara Lima, Leonaldo Paranhos, Rosane Ferreira e pastor Gilson de Souza.
Governo levará programa
antidrogas para todo o Estado
O anúncio foi feito pelo governador Beto Richa nesta segunda-feira, durante a abertura da 16ª Semana Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas
Publicação
27/06/2011 - 18:10
27/06/2011 - 18:10
Editoria