Governo investirá R$ 1,2 milhão em nova ciclovia no Noroeste

Faixa exclusiva para bicicletas será construída na PR-082, em Terra Boa, que possui pista simples sem acostamento ou espaço adequado para ciclistas e pedestres. Com extensão de 3,1 quilômetros, a obra vai garantir que o percurso seja mais seguro.
Publicação
18/05/2018 - 10:00

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado implantará uma ciclovia na PR-082, no perímetro urbano da cidade de Terra Boa, no Noroeste do Paraná. A licitação para realização da obra foi lançada nesta semana pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR). O valor máximo previsto em edital para a melhoria da mobilidade urbana na região será de R$ 1,2 milhão.

Com extensão de 3,1 quilômetros, a ciclovia atenderá a demanda de ciclistas e pedestres que trafegam pelo local. Atualmente, a estrada possui pista simples sem acostamento ou espaço adequado para que os usuários transitem.

Como existem várias empresas situadas ao longo da rodovia, o trecho é bastante utilizado por trabalhadores da região. “Eles acabam utilizando a pista de rolamento para se deslocar, ficando assim expostos aos riscos do tráfego de veículos. A implantação da ciclovia vai aumentar a segurança para quem precisa passar pelo local diariamente”, explica o secretário de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion.

OBRA – Além da pista exclusiva para bicicletas, está prevista ainda a implantação de defensas metálicas em um ponto da rodovia que possui curva acentuada, garantindo assim a segurança dos ciclistas e pedestres no trecho considerado mais crítico. Entre os outros serviços previstos, estão a melhoria da drenagem para garantir a conservação do pavimento e a colocação de sinalização vertical e horizontal.

LICITAÇÃO – As propostas de preços e os documentos de habilitação das empresas interessadas na concorrência pública devem ser enviados até 25 de junho para a Superintendência Regional Noroeste do DER-PR, em Maringá. Os envelopes serão abertos no dia seguinte. Após os trâmites do processo licitatório, a empresa vencedora terá o prazo de seis meses a partir da emissão da ordem de serviço para executar a obra.

GALERIA DE IMAGENS