Governo homenageia
entidades e empresas parceiras
da doação de sangue

É o reconhecimento do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná pelo apoio à causa. Doadores também receberam homenagens. A solenidade também marcou os 33 anos do Hemepar
Publicação
18/11/2015 - 11:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Entidades e empresas que se destacam no incentivo à doação de sangue receberam o selo de parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) em reconhecimento ao apoio à causa. A solenidade foi terça-feira (17), no auditório do Museu Oscar Niemeyer e também marcou as comemorações do aniversário de 33 anos do Hemepar.
Mais de cem empresas e instituições receberam o selo, entre elas Copel, Sanepar, Detran-PR, Polícia Militar do Paraná, Polícia Rodoviária Federal, Itaipu Binacional, Universidade Federal do Paraná e Associação Comercial do Paraná.
“O Hemepar nasceu de uma preocupação com a qualidade do sangue distribuído no Paraná. Hoje temos uma das melhores redes de hemoterapia do Brasil e já conseguimos controlar 80% do sangue administrado nos leitos SUS do Estado”, destacou o Para manter o abastecimento de sangue adequado em 384 hospitais no estado do Paranádiretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Sezifredo Paz.
Para manter o abastecimento de sangue adequado em 384 hospitais no estado do Paraná, o Hemepar conta com parcerias com instituições públicas, privadas e organizações sociais. “É por meio das doações que conseguimos atender à demanda de sangue da população. Lançamos hoje um selo de reconhecimento para nossos parceiros, que incentivam a doação de sangue. Dependemos muito da motivação dada por essas empresas para que o cidadão exerça esse ato solidário”, declarou o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach.
SALVAR VIDAS- O diretor de Comunicação e Marketing da Copel, Paulo Krauss, disse que a empresa tem mais de oito mil colaboradores e está presente em todos os municípios do Paraná. “Apoiamos causas importantes em nosso estado e a causa do Hemepar é fundamental para salvar vidas. Por isso, a Copel faz campanhas permanentes entre os funcionários para que doem sangue sempre”, afirmou ele, ao receber o selo em nome da empresa.
Meios de comunicação que também auxiliam na divulgação de campanhas do Hemepar foram homenageados. “As emissoras de rádio fazem um trabalho silencioso, porém de uma grande importância. Elas contribuem fortemente na divulgação das ações e, com um alcance significativo, conscientizam a sociedade”, disse o presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná, Márcio Villela.
“A doação de sangue é um ato humanitário muito importante e a Polícia Militar do Paraná há muito tempo se engaja nesta causa”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato. “Institucionalmente, focamos mais nas doações durante as comemorações dos 161 anos da corporação, no mês de agosto. Este reconhecimento do Hemepar nos traz um compromisso maior e demonstra que há muita humanidade na Polícia Militar”, ressaltou.
DOADORES – A rede Hemepar conta com 22 bancos de sangue espalhados por todas as regionais de saúde do Estado. Por ano, em média, 157 mil bolsas de sangue são doadas no Paraná. Esses doadores também foram lembrados e receberam homenagens no evento.
“Todo o investimento de mais de R$ 52 milhões feito pelo Governo do Estado em obras e equipamentos não teriam sentido se não existissem nossos servidores e os doadores de sangue”, ressalta Hatschbach.
Eliane Aparecida dos Santos tem talassemia major, uma doença que provoca anemia profunda e outras alterações no corpo. Ela recebe transfusões de sangue mensais no Hemepar. Eliana homenageou o doador fidelizado, Paulo Santos de Oliveira, que, duas vezes por mês, doa plaquetas, um componente fundamental para a coagulação do sangue.
ESPECIALIZAÇÃO – Na solenidade foi também lançado o livro que reúne artigos científicos dos alunos da primeira turma do curso de Especialização em Hemoterapia pela Universidade Estadual de Maringá.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes anunciou a segunda turma do curso para 2016. “Ações como essa mostram o compromisso do governo em formar nossos servidores, qualificando cada vez mais os serviços oferecidos no Paraná”, diz.
O servidor do Estado e aluno do curso, Romir Rodrigues, representou os 34 formandos da especialização. “Temos tecnologia de ponta dentro das nossas unidades, mas precisamos de pessoas qualificadas para operar esses equipamentos e traduzir esses resultados para o benefício da sociedade – o curso nos capacitou para isso”, disse ele.
BOX 1
Doação é ato humanitário de alto valor social, diz comandante da PM

Para o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, é importante a participação da corporação na doação de sangue, não só em datas comemorativas. “A nossa intenção é não fazer a doação só em momentos de provocação, por uma celebração especial, mas sim instituir de modo sistemático, como ato humanitário, de alto valor social e que qualifica a Polícia Militar em um verdadeiro processo de inserção social”, disse ele.
Durante o evento, o 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), também foi agraciado com o selo Parceiro do Hemepar em virtude do seu empenho e dedicação em sempre colaborar com o banco de sangue por meio de doações feitas por seus militares estaduais. “Além da responsabilidade funcional, nós temos também o compromisso social para com a comunidade. “Através da doação de sangue temos a oportunidade de salvar vidas”, disse o comandante em exercício do 9º BPM, capitão César Kamakawa.
Estiveram presentes na solenidade representantes do 12º BPM, do 13º BPM, do 17º BPM, do 20º BPM, do 22º BPM, do 23º BPM, do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Batalhão de Operações Especiais, Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas, Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, Batalhão de Polícia de Guarda, Batalhão de Polícia Rodoviária, Hospital da Polícia Militar, do 1º e 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros, além dos cadetes do Curso de Formação de Oficiais da Escola de Formação de Oficiais da Academia de Policial Militar do Guatupê.
PALESTRA – O consultor e autor do best-seller ‘Negocie Qualquer Coisa com Qualquer Pessoa’, Eduardo Ferraz, fez uma palestra sobre administração de conflitos. “No relacionamento humano todo mundo quer alguma coisa de alguém. Só que quando esse alguém quer muito, mas tem pouco a oferecer, pode gerar um conflito. Aí entra a negociação”, disse Ferraz.
E ele relaciona o tema com o Hemepar. “Falar sobre negociação, também tem a ver com a doação de sangue. É um trabalho de enorme altruísmo, mas que precisa ser valorizado e negociado para que cada vez mais pessoas se interessem e doem”, afirmou.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS