(ATUALIZADO) O governador Beto Richa assinou nesta quarta-feira (20), em Brasília, o contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o financiamento de parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná. No total, o volume de obras é de R$ 1,4 bilhão (US$ 435 milhões). O contrato também foi assinado pelo repreentande do BID no Brasil, Hugo Flórez Timoran.
Com a operação de crédito, o Estado captou R$ 770 milhões (US$ 235 milhões) junto ao BID. Para realizar as obras programadas, o governo aportará outros R$ 660 milhões (US$ 200 milhões). “O recurso será aplicado em um amplo programa de obras de infraestrutura, incluindo pavimentação de estradas em municípios que ainda não têm ligação asfáltica com rodovias estaduais”, disse o governador.
Um destes municípios é Mato Rico, na região Central do Paraná. O prefeito Marcel Mendes acompanhou o governador a Brasília para a assinatura do contrato. A licitação para a obra de pavimentação da PR-239, que liga Mato Rico a Pitanga, foi autorizada pelo governador na última terça-feira (19).
AVAL – A assinatura do contrato entre o Governo do Paraná e o BID acontece após o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ter autorizado a União a conceder garantia para a contratação da operação de crédito.
O despacho do ministro, publicado no Diário Oficial da União de terça-feira (19), cita os pareceres favoráveis da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional PGFN). A operação de crédito já havia sido aprovada pelo Senado no último dia 6 de dezembro.
“Houve um esforço grande do Estado com o ajuste fiscal, que resultou em uma boa classificação na nossa avaliação econômica e propiciou que pudéssemos alavancar recursos em operações de crédito”, comenta o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa. Ele cita outras operações assinadas em 2017, uma com o BID, para investimentos em segurança, e outra com o Banco do Brasil, para obras em estradas.
OBRAS - Do total de investimentos previstos no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes, 85% serão destinados a obras civis, principalmente em estradas. A outra parte dos recursos está reservada para o plano rodoviário do Estado, para estudos e projetos de engenharia, planos aeroviários regionais e centros logísticos, além de desapropriações de áreas para a realização de obras.
Entre os objetivos do programa estão as ligações de cidades que ainda não têm acesso asfaltado à malha rodoviária do Estado. Além de Mato Rico, é também o caso de Coronel Domingos Soares, no Sudoeste do Paraná. A PR-912, que chega ao município, será pavimentada a partir do entroncamento com a PR-449, em Palmas. A estimativa de investimento na obra de 28 quilômetros é de R$ 74 milhões.
Também está incluído no programa a pavimentação da PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul, no Centro-Sul. A obra de 47,7 quilômetros está orçada em R$ 140 milhões. Outros dois trechos de estradas estaduais também ganharão asfalto: a PR-691, entre Porto Rico e Porto São José - conhecida como Estrada Beira Rio -, na região Noroeste do Estado, e a PR-090, nos Campos Gerais, que vai facilitar o acesso ao Contorno de Castro.
Na Região Metropolitana de Curitiba está prevista a ampliação da capacidade da Rodovia da Uva, entre Curitiba e Colombo, com a construção de três faixas em cada sentido, em um trajeto de 3,8 quilômetros. Passam atualmente pela rodovia mais de 22 mil veículos por dia, sendo quase 4 mil caminhões. Outra obra importante prevista no programa, também na região da capital, é a melhoria da PR-092, entre Curitiba e Almirante Tamandaré.