O Governo do Estado entregou nesta sexta-feira (2) as novas sedes da 1ª Regional da Saúde, da Farmácia do Paraná e da Unidade de Coleta de Transfusão de Sangue, em Paranaguá, no Litoral. O prédio do antigo Hospital Infantil Antonio Fontes, desativado em 2008, passou por completa reforma e agora abriga a sede da Regional e a Farmácia. No mesmo terreno foi construída a Unidade de Coleta de Sangue.
“Com essas entregas, estamos proporcionando estruturas adequadas para os servidores que atuam aqui e mais conforto para a população que utiliza os serviços”, disse o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto. Ele destacou que o Estado recuperou uma estrutura que estava abandonada, que tem grande importância histórica para saúde da região e que agora volta a servir à população de Paranaguá e de todo Litoral.
CONTRATAÇÃO - Caputo Neto citou o trabalho realizado no Hospital Regional do Litoral, referência para os sete municípios da região, e confirmou a contratação de 192 funcionários através da Fundação de Atenção à Saúde (Funeas). O edital do processo seletivo será publicado na próxima semana. “Com os novos funcionários será possível ampliar a oferta de serviços e também teremos mais 25 leitos gerais com a inauguração da maternidade, que está em estágio final de obras”, comentou o secretário.
Para o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, o apoio do Governo do Estado tem sido fundamental para o município. “Temos a presença do Estado em todas as áreas, mas a mais importante é com certeza a Saúde”, afirmou.
REGIONAL – O prédio do hospital foi remodelado e a regional ganhou novas instalações, como auditório, sala para videoconferência e salas de aula para capacitação de profissionais de saúde. Ao todo, são 2 mil metros quadrados de área.
Os setores administrativos, almoxarifado e câmara fria têm espaços mais modernos e confortáveis para os servidores. A população foi beneficiada, já que o prédio está em uma região com mais vias e de fácil acesso, além de possuir uma série de itens que o tornam acessível a pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.
“A partir de agora, a sede da regional passa a contar com um amplo auditório para 80 pessoas. Cursos e treinamentos técnicos poderão ser realizados com maior frequência, atingindo as equipes de saúde dos sete municípios de abrangência no litoral”, informa a diretora da Regional, Ilda Nagafuti.
FARMÁCIA – A nova estrutura da Farmácia do Paraná em Paranaguá tem o dobro de área física e garante melhores condições de atendimento aos cerca de 2,5 mil usuários que retiram medicamentos mensalmente no local.
A unidade é responsável por atender a demanda de quem necessita de medicamentos de alto custo e uso contínuo. São pelo menos 200 variedades de medicamentos ofertados. A estrutura abriga ainda a central de distribuição de medicamentos básicos e vacinas às prefeituras da região.
Com a ampliação do espaço físico, será possível implantar um novo conceito de assistência aos usuários. A estrutura ganhou dois consultórios farmacêuticos, permitindo atendimento personalizado ao paciente.
“Esta é a 15ª Farmácia do Paraná reestruturada, que permite melhor atendimento aos usuários, com estrutura física adequada, segurança no armazenamento e na dispensação dos medicamentos”, disse a diretora do departamento de Assistência Farmacêutica, Deise Pontarolli.
SANGUE – Com 400 metros quadrados de área, o novo espaço da Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) foi construído ao lado da sede da regional e conta com recepção, consultórios de triagem clínica, sala de coleta com três poltronas, salas administrativas, almoxarifado, estoque refrigerado e área de distribuição das bolsas de sangue e hemocomponentes.
A UCT já está em funcionamento e o número de coletas diárias dobrou, passando de 10 para 20. Em média, são cerca de 380 bolsas de sangue por mês que abastecem sete hospitais de região.
AMBULÂNCIAS – O secretário da Saúde também entregou duas novas ambulâncias para o Samu do Litoral, gerenciado pelo consórcio da região, o Cislipa. “Apesar da reposição de ambulâncias do Samu ser uma atribuição do Governo Federal, estamos entregando os dois veículos novos para garantir que o serviço de urgência e emergência continue atendendo adequadamente na região”, explicou Caputo Neto
PRESENÇAS – Também participaram da inauguração os prefeitos de Morretes, Osmair Costa Coelho; de Matinhos, Rui Hauer; de Pontal do Paraná, Marcos Fioravante; o presidente do Conselho Estadual da Saúde, Marcelo Guimarães; o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, vereadores, secretários municipais de saúde, representantes de conselhos regionais e de demais órgãos do Governo do Estado.