A governadora Cida Borghetti presidiu nesta terça-feira (18), no Palácio Iguaçu, a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito da Casa Militar – Coronel PM Euclides Silveira do Vale. A honraria foi entregue a 101 pessoas, civis e militares, que colaboraram com a prestação de serviço da Casa Militar ao longo dos anos.
A governadora ressaltou a relevância dos serviços prestados pelo órgão. “Manifesto minha gratidão à equipe, pelo comprometimento, seriedade e trabalho exemplar, sempre pautado pela ética e pelo respeito”, disse Cida, que entregou, em ato simbólico, medalhas à equipe de segurança que a acompanha.
O chefe da Casa Militar, coronel Maurício Tortato, disse que o momento é de gratidão a todos os militares estaduais. “É um reconhecimento importante a esses policiais, que têm um nível de responsabilidade extremamente elevado, pois atuam na segurança moral e física de toda a estrutura do Palácio Iguaçu, dos governadores, das residências oficiais e da estrutura do transporte executivo”.
HISTÓRIA – O coronel Euclides Silveira do Vale, que dá nome à medalha, foi o primeiro chefe da Casa Militar do Paraná, instituição criada em fevereiro de 1928. Nascido em Curitiba em 1886, o coronel serviu no Exército entre 1901 e 1907. Ingressou na Polícia Militar do Paraná em 1908, para então retornar ao Exército, onde recebeu o posto de alferes.
Ao longo da sua carreira, foi agraciado com as medalhas militares por tempo de serviço (ouro, prata e bronze), a Medalha do Mérito e a Medalha da Paz. O coronel Euclides Silveira do Vale faleceu em 1975, com 89 anos de idade.
CASA MILITAR – A Casa Militar é uma evolução do Serviço de Ordens do governo, que acompanhava os chefes do Executivo desde os primeiros anos de emancipação política do Estado. Além de dar assistência e prestar serviços de segurança pessoal ao governador, vice-governador e suas famílias, a pasta foi responsável, por quase 40 anos, pelo serviço de Radiotelegrafia do Palácio do Governo.
Atualmente, como Secretaria de Estado, o órgão coordena a Divisão de Transporte Aéreo do Executivo Estadual. São vinculados à pasta a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e o Centro de Estudos e Pesquisas Sobre Desastres (Ceped).