Governo e prefeituras confirmam criação de consórcio de saúde

Governadora Cida Borghetti e os prefeitos de 20 municípios da região central assinaram protocolo de intenções para a criação do consórcio, que vai gerir o Centro de Especialidades de Guarapuava - que já está pronto. É o primeiro consórcio de saúde com a participação do Governo do Estado.
Publicação
06/06/2018 - 17:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A governadora Cida Borghetti e os prefeitos de 20 municípios do Centro do Paraná assinaram nesta quarta-feira (6) protocolo de intenção para a criação do consórcio de saúde da 5ª região. O consórcio administrará o Centro de Especialidades de Guarapuava, que já está pronto e recebeu investimento de R$ 9,1 milhões do Governo do Estado.

O protocolo foi um passo fundamental para a consolidação do novo consórcio e o projeto segue agora para aprovação da Assembleia Legislativa e as Câmaras de Vereadores.

Cida Borghetti ressaltou que este é o primeiro consórcio de saúde do Paraná com a participação do Governo do Estado e que segue o modelo de regionalização da saúde. “Esta parceria com os municípios demonstra o modelo que adotamos de regionalização da saúde, que possibilita avanços e amplia o acesso às políticas públicas na área”, afirmou a governadora. “A meta da nossa gestão é estruturar a saúde nas cidades para que os pacientes não precisem viajar longas distâncias para buscar atendimento”, completou.

Além da parceria na administração do consórcio, o Governo arcará com 50% das despesas de custeio do Centro de Especialidades de Guarapuava.

MUNICÍPIOS – Formam o consórcio os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Sião, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Virmond.

O projeto prevê também que esses municípios tenham cooperação técnica para a prestação de serviços ambulatoriais especializados de média e alta complexidade, serviços de urgência e emergência pré-hospitalar, serviços de saúde mental.

PRIMEIRA ETAPA - De acordo com o secretário estadual da Saúde, Luiz Carlos Nardi, a proposta futura é ampliar o consórcio para a administração do Serviço Integrado de Saúde Mental e do Centro de Especialidades Odontológicas. “Esta é a primeira etapa do projeto de coparticipação financeira que pode ser levado para as outras unidades, inclusive para uma regionalização do SAMU em Guarapuava”, disse.

O prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, explicou que o consórcio da 5 região unirá outros quatro já existentes, o que diminuirá os custos administrativos e ampliará os serviços ofertados. “Este governo rompeu o isolamento da região central e Centro-Oeste. Os serviços de especialidades que hoje são oferecidos na capital teremos mais perto das cidades e com um custo aos municípios quatro vezes menor”, disse.

CENTRO DE ESPECIALIDADES - O Centro de Especialidades de Guarapuava deve entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano. No local será possível fazer exames de várias especialidades, como raio-x, ultrassonografia, oftalmologia, audiometria e eletroencefalografia, e também terá estrutura para cirurgias ambulatoriais. São 21 consultórios médicos especializados e consultórios para atendimento com equipe multidisciplinar. O Centro será referência também para o atendimento da rede Mãe Paranaense na região.

GALERIA DE IMAGENS