O Governo do Paraná anunciou na manhã desta sexta-feira, 25, em Maringá, em encontro aberto ao público, uma série de ações de melhorias e recuperação da PR-323, no trecho entre Maringá e Francisco Alves. O encontro, realizado no auditório Dona Guilhermina, foi promovido pela arquidiocese de Maringá e a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística. Participaram representantes de entidades públicas, religiosas, lideranças da sociedade civil e empresários da região.
Foram apresentadas ações de curto e médio prazo, que vão somar R$ 319 milhões e trarão mais segurança aos moradores da região e motoristas que transitam pela rodovia. “Foi muito importante para debater com os representantes e a comunidade as melhorias necessárias para a PR-323. Já estamos executando os primeiros serviços para a recuperação da rodovia”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. “A reunião foi altamente positiva. É muita importante essa interação com o governo para que a comunidade possa expor as suas necessidades”, destacou o arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti.
INVESTIMENTOS - O pacote de investimentos está dividido em ações que começam ainda em novembro . Outras iniciarão após a conclusão de alguns projetos e contratações de serviços. As duas primeiras frentes de trabalho já estão no trecho, recuperando o pavimento, entre Paiçandu e Cianorte e também na região urbana de Umuarama. Outra equipe entrará no começo de dezembro no trecho entre Perobal e Iporã. Até o fim do ano, mais três frentes vão se somar ao trabalho de recuperação da rodovia.
Estas obras fazem parte das ações de curto prazo. O Estado está alocando nessas frentes de trabalho R$ 35,6 milhões. São recursos de contratos de manutenção de rodovia, do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), que serão centralizados na PR-323, buscando a melhoria do pavimento.
A previsão do DER é que estas equipes já comecem a trabalhar em diversos trechos da rodovia e, durante as obras, terão a orientação da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Estes trabalhos serão feitos entre novembro a junho de 2017.
RESTAURO COMPLETO - Ao mesmo tempo, o DER vai concluir, ainda neste ano, a licitação para execução de obras de restauro completo, com ações de drenagens, recuperação de base e sub-base de pavimento, e construção de terceiras faixas, em pontos críticos. Serão investidos nesta licitação R$ 95 milhões, para que as equipes façam a recuperação de toda a rodovia.
Na última etapa do pacote serão aplicados R$ 187,5 milhões na PR-323. Ao longo de 2017, serão concluídos os estudos técnicos para duplicação de alguns trechos e a licitação de obras, que serão iniciadas em 2018, com um prazo de três anos para serem concluídas. Ao todo serão duplicados 19,23 quilômetros da PR-323, em Paiçandu e nas zonas urbanas de Cianorte e Umuarama. Além da duplicação, estão previstas as construções de 5 intersecções em desnível, que poderão ser trincheiras ou viadutos, conforme apontar o estudo técnico.
RODOVIA - Desde 2012, o Estado tem investido na modernização da rodovia PR-323, com aporte de R$ 66,4 milhões em obras. A primeira intervenção foi a construção de 50 quilômetros de acostamento e a construção de trincheira, no trevo do Cedro em Perobal, que reduziram o número de acidentes ao longo da estrada. Outra ação foi a duplicação de 4 quilômetros entre Maringá e Paiçandu. Além destes investimentos, o Estado aportou R$ 20,1 milhões em obras de restauro e também R$ 5,1 milhões em obras emergenciais, para correção de estragos provocados por fortes chuvas agora em 2016.
Em 2013, o Estado lançou o programa de parceria público-privada para a duplicação da rodovia. Em 2014, o Consórcio Rota 323, liderado pelo grupo Odebrecht, venceu a licitação. No entanto, desde esta data, até setembro de 2016, o Consórcio não cumpriu o que foi previsto em contrato, em especial a respeito da capacidade de financiamento da obra. Em função disto, o Conselho Gestor de Concessões do Governo do Paraná, suspendeu o contrato.
A tramitação final do rompimento de contrato termina no dia 5 de dezembro deste ano, quando se encerra o prazo de recursos do Consórcio Rota 323.
Foram apresentadas ações de curto e médio prazo, que vão somar R$ 319 milhões e trarão mais segurança aos moradores da região e motoristas que transitam pela rodovia. “Foi muito importante para debater com os representantes e a comunidade as melhorias necessárias para a PR-323. Já estamos executando os primeiros serviços para a recuperação da rodovia”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. “A reunião foi altamente positiva. É muita importante essa interação com o governo para que a comunidade possa expor as suas necessidades”, destacou o arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti.
INVESTIMENTOS - O pacote de investimentos está dividido em ações que começam ainda em novembro . Outras iniciarão após a conclusão de alguns projetos e contratações de serviços. As duas primeiras frentes de trabalho já estão no trecho, recuperando o pavimento, entre Paiçandu e Cianorte e também na região urbana de Umuarama. Outra equipe entrará no começo de dezembro no trecho entre Perobal e Iporã. Até o fim do ano, mais três frentes vão se somar ao trabalho de recuperação da rodovia.
Estas obras fazem parte das ações de curto prazo. O Estado está alocando nessas frentes de trabalho R$ 35,6 milhões. São recursos de contratos de manutenção de rodovia, do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), que serão centralizados na PR-323, buscando a melhoria do pavimento.
A previsão do DER é que estas equipes já comecem a trabalhar em diversos trechos da rodovia e, durante as obras, terão a orientação da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Estes trabalhos serão feitos entre novembro a junho de 2017.
RESTAURO COMPLETO - Ao mesmo tempo, o DER vai concluir, ainda neste ano, a licitação para execução de obras de restauro completo, com ações de drenagens, recuperação de base e sub-base de pavimento, e construção de terceiras faixas, em pontos críticos. Serão investidos nesta licitação R$ 95 milhões, para que as equipes façam a recuperação de toda a rodovia.
Na última etapa do pacote serão aplicados R$ 187,5 milhões na PR-323. Ao longo de 2017, serão concluídos os estudos técnicos para duplicação de alguns trechos e a licitação de obras, que serão iniciadas em 2018, com um prazo de três anos para serem concluídas. Ao todo serão duplicados 19,23 quilômetros da PR-323, em Paiçandu e nas zonas urbanas de Cianorte e Umuarama. Além da duplicação, estão previstas as construções de 5 intersecções em desnível, que poderão ser trincheiras ou viadutos, conforme apontar o estudo técnico.
RODOVIA - Desde 2012, o Estado tem investido na modernização da rodovia PR-323, com aporte de R$ 66,4 milhões em obras. A primeira intervenção foi a construção de 50 quilômetros de acostamento e a construção de trincheira, no trevo do Cedro em Perobal, que reduziram o número de acidentes ao longo da estrada. Outra ação foi a duplicação de 4 quilômetros entre Maringá e Paiçandu. Além destes investimentos, o Estado aportou R$ 20,1 milhões em obras de restauro e também R$ 5,1 milhões em obras emergenciais, para correção de estragos provocados por fortes chuvas agora em 2016.
Em 2013, o Estado lançou o programa de parceria público-privada para a duplicação da rodovia. Em 2014, o Consórcio Rota 323, liderado pelo grupo Odebrecht, venceu a licitação. No entanto, desde esta data, até setembro de 2016, o Consórcio não cumpriu o que foi previsto em contrato, em especial a respeito da capacidade de financiamento da obra. Em função disto, o Conselho Gestor de Concessões do Governo do Paraná, suspendeu o contrato.
A tramitação final do rompimento de contrato termina no dia 5 de dezembro deste ano, quando se encerra o prazo de recursos do Consórcio Rota 323.