Governo define ações de emergência para o Litoral

Retirada de lixo e entulho, monitoramento do clima e das encostas e obras para assegurar o acesso à região são as principais medidas
Publicação
14/03/2011 - 16:20

Confira o áudio desta notícia

O secretário de estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, reuniu cerca de 20 representantes do governo estadual nesta segunda-feira (14), para definir ações de emergência para atender a região do litoral do Estado afetada pelas chuvas. A limpeza de áreas prioritárias, com a retirada do lixo e dos entulhos para locais específicos, o monitoramento das condições climáticas e a situação das encostas, e obras para assegurar o acesso à região são as principais medidas.
O secretário afirmou que todo o governo está empenhado e mobilizado para resolver rapidamente toda a parte burocrática para atender mais rapidamente as vítimas e ajudar os municípios afetados. “O litoral sofreu uma situação totalmente atípica, com uma união de fatores, como a maré alta, que não ajudou na vazão dos rios”, disse José Richa Filho. “Estamos encaminhando as ações emergenciais, com as obras importantes para permitir acesso nas localidades afetadas de profissionais de saúde e de outros serviços e da Defesa Civil”, afirmou o secretário.
Um grupo de trabalho formado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e seus órgãos vinculados, em conjunto com a Mineropar, Defesa Civil e Secretaria da Saúde, entre outros órgãos estaduais vai monitorar as condições climáticas e a situação das encostas no litoral do Paraná. Especialistas ligados a universidades serão consultados para as atividades de apoio.
O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, estuda com a prefeitura de Antonina terrenos em que possam ser construídas casas, para atender as vítimas das enxurradas.

GALERIA DE IMAGENS