Governo completa meta de levar melhorias a mil escolas estaduais

A ação é do programa Escola 1.000. Nesta segunda-feira (25), mais 38 escolas receberam a autorização para realizar reparos e melhorias. Elas se somam a autorizações das nas últimas semanas e às 900 unidades que estão em obra ou já concluíram o trabalho.
Publicação
25/06/2018 - 18:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Mais 38 escolas estaduais, de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Paraná, vão receber obras de reparo e melhorias pelo programa Escola 1000. As autorizações foram assinadas pelo diretor-presidente da Fundepar, Sérgio Brun e pelo chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico, nesta segunda-feira (25), em evento com professores no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Com mais esse grupo, a meta de beneficiar pelo programa mil escolas estaduais foi cumprida integralmente. "Comemoramos o encerramento desta etapa do programa, atendendo todas as escolas selecionadas. É um momento muito positivo para a educação do Paraná", disse a governadora Cida Borghetti. "O bom ambiente beneficia alunos e professores e se reflete no processo de aprendizagem", afirmou Cida.

Para o chefe da Casa Civil, o programa demonstra o caráter municipalista do governo. “É uma demonstração clara de que a descentralização do dinheiro público é efetiva e beneficia a todos da mesma forma”, disse Sperafico.

Criado pelo Governo do Paraná em 2016, para acelerar a revitalização das escolas estaduais, o programa já tem 900 obras iniciadas ou concluídas. As demais obras, autorizadas nas últimas semanas devem iniciar nos próximos meses. “Os recursos já estão nas contas dos colégios e as empresas já foram contratadas. Hoje entregamos as últimas ordens de serviço e cumprimos a última fase técnica para início das obras. Completamos mil escolas atendidas”, afirmou Brun.

TODAS AS REGIÕES - Organizado pela Casa Civil e a Secretaria de Estado da Educação, o programa Escola 1000 contemplou quase a metade de toda a rede estadual, formada por 2,1 mil unidades e um milhão de estudantes.

O investimento total do Governo do Paraná no programa foi R$ 100 milhões, divididos entre mil escolas estaduais de todas as regiões do Paraná. Cada uma recebeu R$ 100 mil depositados em conta de Fundo Rotativo, para a realização dos projetos. Foram feitas melhorias como reformas em quadras esportivas, banheiros, serviços de pintura, reparos nas redes elétrica e hidráulica, calçamento, troca de telhados e forros, entre outras. As obras foram definidas durante audiências públicas.

O presidente da Fundepar explicou que as mil escolas foram escolhidas pelos Núcleos Regionais de Educação de acordo com as prioridades e as obras foram determinadas pela comunidade escolar. “Um programa personalizado e completo que atende exatamente as necessidades de cada unidade. As escolas puderam determinar de que forma utilizariam os recursos, seja em grandes ou pequenos reparos”, disse.

Além do Escola 1000, estão em andamento o programa Reparos Rápidos que fará pequenas intervenções em mais 500 escolas da rede pública e o repasse de quatro cotas extras ao Fundo Rotativo a todas as unidades para reparos.

MUNICÍPIOS ATENDIDOS - As escolas contempladas nessa segunda-feira são dos municípios de Pien, Balsa Nova, Quitandinha, Rio Negro, Tijucas do Sul, Agudos do Sul, Campo do Tenente, Dr Ulisses, Tunas do Paraná, Curitiba, Paranaguá, Guaraqueçaba, Matinhos, Guaratuba e Morretes.

O núcleo de Paranaguá abrange 60 escolas, destas 28 foram contempladas pelo Escola 1000 e dez delas receberam a autorização nesta etapa. Cerca de 20 mil alunos serão beneficiados. “Há muitos anos nossas escolas não recebiam nenhuma reforma e consideramos esse valor suficiente para sanar uma série de problemas estruturais”, disse a chefe do núcleo de educação, Selma Camargo.

PRESENÇAS - O deputado estadual Alexandre Curi e o diretor-geral da Secretaria Estadual de Educação José Carlos Rodrigues Pereira também participaram do evento.

GALERIA DE IMAGENS