Governo começa capacitação de 1,8 mil conselheiros de assistência social

Até setembro serão realizadas 23 capacitações, nas cidades-sedes dos escritórios regionais da Secretaria da Família
Publicação
24/07/2012 - 14:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social iniciou nesta terça-feira (24) o treinamento “Controle Social no Sistema Único de Assistência Social (Suas)”, que capacitará mais de 1,8 mil conselheiros municipais e estaduais de assistência social no Estado.
A primeira turma, com cerca de 90 inscritos, está reunida em Campo Mourão. Ao todo serão 23 capacitações que acontecerão nas cidades-sedes dos escritórios regionais da Secretaria da Família, entre as semanas de 24 a 26 de agosto a 3 a 5 de setembro. As aulas são presenciais e a carga horária de 24 horas é distribuída em três dias consecutivos de treinamento.
Segundo a coordenadora da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Larissa Tissot, a realização deste curso atende a uma deliberação da última Conferência Estadual de Assistência Social e também uma recomendação do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).
Entre os temas abordados está uma contextualização sobre o Suas e a política de assistência social, o exercício do controle social e o papel do conselheiro, boas práticas de monitoramento, fiscalização e acompanhamento de serviços socioassistenciais.
As inscrições estão encerradas, mas o interessado pode obter informações sobre vagas remanescentes nos escritórios regionais da Secretaria da Família. A relação de escritórios está disponível no site www.familia.pr.gov.br, no menu Institucional/Escritórios Regionais.
CONSELHOS – Os Conselhos Municipais de Assistência Social são instituídos por leis municipais e têm composição paritária entre representantes governamentais e não governamentais (da sociedade civil organizada). Os representantes governamentais são indicados pela administração pública municipal e os não governamentais são eleitos em conferências municipais de assistência social, que acontecem a cada dois anos.
O papel dos conselhos é fiscalizar, acompanhar e avaliar a qualidade e o atendimento dos serviços prestados pela rede socioassistencial, mesmo que não haja repasse de recursos públicos. Os conselhos normatizam, disciplinam, acompanham, avaliam e fiscalizam os serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais prestados pela rede socioassistencial estatal e privada.
INVESTIMENTOS – O Plano Estadual de Capacitação para Trabalhadores do Suas terá investimentos de R$ 12 milhões até 2014. O projeto prevê 65 mil vagas para gestores municipais e profissionais que atuam na área de assistência social.

GALERIA DE IMAGENS