A pavimentação de um trecho da PR-090 é a primeira etapa para implantação do futuro Contorno Norte. Com investimento de R$ 13,1 milhões, o asfaltamento faz parte do Programa de Infraestrutura e Logística de Transportes executado com recursos financiados pelo BID.
O secretário estatual de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion, assinou nesta sexta-feira (21), no município, a ordem de serviço que autoriza o início dos trabalhos da primeira parte da obra.
O projeto foi separado em dois lotes. O primeiro deles é o asfaltamento de 2,6 quilômetros da PR-090, que será o acesso ao contorno. O segundo é a implantação de uma rodovia com extensão aproximada de 15 quilômetros, que fará a ligação entre as PRs 151 e 090, previsto para ser licitado no próximo ano.
De acordo com o secretário, é um compromisso que foi assumido na gestão da governadora Cida Borghetti e agora é realidade. Ele acrescentou que a obra começa em 3 de janeiro.
Tanto o acesso quanto o contorno fazem parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes, que totaliza R$ 1,6 bilhão em investimentos com recursos do BID, e contrapartida do Governo do Estado, para diversas obras de infraestrutura no Paraná.
A OBRA - Esta primeira etapa prevê o asfaltamento do trecho entre a interseção da PR-340 com a 090, ponto conhecido como Cruzo, até as indústrias Cargill e Evonik, numa extensão de 2,6 quilômetros. Também está prevista a construção de um viaduto na interseção entre as rodovias e uma rotatória alongada em frente à Cargill.
O produtor rural da região Jean Bouwman destaca as melhorias que o acesso vai trazer. “Com certeza vai ter um reflexo muito positivo para quem transporta, entrega ou compra a produção dessas empresas”, afirma. Para ele, os benefícios não param por aí. Com a continuação da obra, o tráfego deve ficar mais seguro. “Esse trânsito que passa pela Castrolanda é muito intenso, então, temos que desviar esse fluxo daqui e também tirar do centro da cidade”, disse.
Além da pavimentação do acesso, o projeto prevê obras de drenagem, terraplanagem, sinalização, iluminação pública, melhorias ambientais e serviços complementares. A execução desta primeira fase deve durar 10 meses.
CONTORNO - O Contorno Norte fará a ligação entre a PR-151 e PR-090 (Distrito Industrial I e II). O objetivo é desviar o fluxo de caminhões que hoje trafegam pelo perímetro urbano do município e integrar os dois distritos industriais da cidade.
De acordo com os estudos realizados durante a elaboração do projeto, 55% do movimento registrado hoje na PR-340 deverá ser desviado para o novo contorno.
Para Jan Haasjes, outro produtor de Castro, a obra vai permitir que o crescimento do município não traga mais transtornos para a população. “Vai ser muito importante para a cidade de Castro porque o trânsito está aumentando dia após dia por causa da instalação de indústrias e nossa rodovia atual não dá mais conta e está mais perigosa”, afirma.
ESTRADA DO SOCAVÃO - Durante o evento também foi assinada a homologação da licitação para pavimentação de mais 9 quilômetros da Estrada do Socavão, fruto de um convênio entre o município e o Estado por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística. O investimento será de R$ 12, 2 milhões, sendo R$ 11, 6 milhões do Governo do Estado e R$ 612, 3 mil de contrapartida da prefeitura.
O deputado estadual Pedro Lupion acompanhou a luta da prefeitura para conseguir os recursos. “Um dia de conquistas importantes para o município. Obras esperadas há muito tempo pela população. Um investimento de R$ 25 milhões. Hoje, efetivamente temos a possibilidade de tornar esse sonho realidade”, destaca.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, agora começa uma nova fase. “Os recursos para a obra do contorno já estão garantidos pelo BID e a segunda etapa do Socavão depende exclusivamente dos projetos”, ressalta o secretário.