A governadora Cida Borghetti esteve neste sábado na área atingida por forte chuva de granizo em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado. Ela visitou a casa em que a vendedora Ana Cláudia Guintzel, de 23 anos, mora de aluguel com o marido e dois filhos. A residência teve o telhado danificado pelo temporal da noite de sexta-feira (29).
“Todos estão ajudando as mais de mil famílias que foram atingidas na região", afirmou a governadora. “As famílias foram atendidas primeiramente com as lonas e telhas, mas o atendimento por parte da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros continua”, completou.
Na agenda em Francisco Beltrão, em que anunciou recursos para diversos municípios da região, a governadora lembrou que o Estado recebeu doação de um radar do governo japonês para a prevenção de desastres climáticos, e está adquirindo outros cinco equipamentos da mesma natureza. “Um desses radares deve vir para o município de Francisco Beltrão”, afirmou Cida.
CHUVA FORTE - Ainda na noite de sexta-feira, a família de Ana Cláudia recebeu lonas do corpo de bombeiros para amenizar os estragos da chuva. No dia seguinte, o proprietário da casa providenciou telhas para consertar o telhado.
“Uma chuva dessa proporção, com o tamanho das pedras que caíram, eu nunca tinha visto antes”, afirmou Antônio José Guintzel, pai de Ana, que estava na residência ajudando no conserto da cobertura da residência.
AJUDA - Um levantamento da Defesa Civil do Paraná aponta que a chuva de granizo atingiu em torno de 20 bairros, correspondendo a 50% da área urbana de Francisco Beltrão. “Nós atendemos em torno de 1.500, que foram cadastradas pela Defesa Civil, para recebimento de telhas e lonas. O material é para proporcionar o mínimo de condições para permanecerem nas residências e protegerem os móveis e imóveis", disse o major Heitor Soster, comandante do 3° SGBI e coordenador regional da Defesa Civil.
Foram entregues 102 rolos de lona para 1.000 famílias e aproximadamente 5 mil telhas para 550 famílias. A Defesa Civil fez o levantamento aéreo, com a utilização de um drone para registro de fotos e vídeos das principais áreas atingidas.
Para as ações de atendimento à população, participaram o exército brasileiro, a polícia militar do Estado, o corpo de bombeiros e a defesa civil estadual.
O prefeito de Francisco Beltrão, Cléber Fontana, o secretário do Meio Ambiente, Luiz Carlos Bonetti, e o deputado federal Alex Canziani acompanharam a visita.