Governadora visita área atingida por granizo no Sudoeste

Governadora esteve na região neste sábado para liberar recursos para municípios. Francisco Beltrão foi um dos mais atingidos pelo forte temporal que caiu na noite de sexta-feira. Moradores que tiveram casas atingidas estão recebendo apoio da Defesa Civil.
Publicação
30/06/2018 - 20:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A governadora Cida Borghetti esteve neste sábado na área atingida por forte chuva de granizo em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado. Ela visitou a casa em que a vendedora Ana Cláudia Guintzel, de 23 anos, mora de aluguel com o marido e dois filhos. A residência teve o telhado danificado pelo temporal da noite de sexta-feira (29).

“Todos estão ajudando as mais de mil famílias que foram atingidas na região", afirmou a governadora. “As famílias foram atendidas primeiramente com as lonas e telhas, mas o atendimento por parte da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros continua”, completou.

Na agenda em Francisco Beltrão, em que anunciou recursos para diversos municípios da região, a governadora lembrou que o Estado recebeu doação de um radar do governo japonês para a prevenção de desastres climáticos, e está adquirindo outros cinco equipamentos da mesma natureza. “Um desses radares deve vir para o município de Francisco Beltrão”, afirmou Cida.

CHUVA FORTE - Ainda na noite de sexta-feira, a família de Ana Cláudia recebeu lonas do corpo de bombeiros para amenizar os estragos da chuva. No dia seguinte, o proprietário da casa providenciou telhas para consertar o telhado.

“Uma chuva dessa proporção, com o tamanho das pedras que caíram,  eu nunca tinha visto antes”, afirmou Antônio José Guintzel, pai de Ana, que estava na residência ajudando no conserto da cobertura da residência.

AJUDA - Um levantamento da Defesa Civil do Paraná aponta que a chuva de granizo atingiu em torno de 20 bairros, correspondendo a 50% da área urbana de Francisco Beltrão. “Nós atendemos em torno de 1.500, que foram cadastradas pela Defesa Civil, para recebimento de telhas e lonas. O material é para proporcionar o mínimo de condições para permanecerem nas residências e protegerem os móveis e imóveis", disse o major Heitor Soster, comandante do 3° SGBI e coordenador regional da Defesa Civil.

Foram entregues 102 rolos de lona para 1.000 famílias e aproximadamente 5 mil telhas para 550 famílias. A Defesa Civil fez o levantamento aéreo, com a utilização de um drone para registro de fotos e vídeos das principais áreas atingidas.

Para as ações de atendimento à população, participaram o exército brasileiro, a polícia militar do Estado, o corpo de bombeiros e a defesa civil estadual.

O prefeito de Francisco Beltrão, Cléber Fontana, o secretário do Meio Ambiente, Luiz Carlos Bonetti, e o deputado federal Alex Canziani acompanharam a visita.

GALERIA DE IMAGENS