A governadora Cida Borghetti recebeu nesta quarta-feira (11), no Palácio Iguaçu, representantes dos profissionais da Educação e reafirmou a disposição do Governo do Estado para a construção conjunta de soluções para as demandas da rede pública de ensino e para o debate constante com as entidades representativas de classe. “É o momento de reforçar o diálogo, de discutir cada assunto com responsabilidade legal e transparência para a tomada de decisões”, disse.
Cida disse que a educação é o melhor instrumento para transformar as pessoas e que tem como meta de gestão oferecer as condições necessárias para que estudantes e profissionais da rede pública tenham as melhores condições de aprender e ensinar. Para ela, o Paraná pode ser uma referência nacional em educação. "O saber nunca se perde. É um instrumento de transformação que ninguém tira", declarou.
Na reunião, a governadora apresentou oficialmente a nova secretária da Educação, professora Lúcia Aparecida Cortez Martins, que assumiu o cargo nesta terça-feira (10). Ela destacou que será criada uma agenda positiva para discussão das demandas da classe e de assuntos pontuais das escolas. “A educação é muito particular, são mais de um milhão de alunos e 100 mil servidores envolvidos. Temos que tratar com muito respeito e harmonia, aparando as arestas para se chegar a um denominador comum”, disse.
A secretária da Educação agendou novo encontro com os representantes do magistério para a próxima terça-feira (17), para discutir a pauta da categoria. Na avaliação do presidente do sindicato, Hermes Leão, a primeira reunião foi positiva. “A governadora foi bastante receptiva para retomar os itens da pauta que já debatemos anteriormente. O sindicato reafirma a disposição de diálogo para o próximo período”, afirmou.
PRESENÇAS - Também participaram da reunião o líder do Governo na Assembleia Legislativa, Pedro Lupion, o deputado estadual Professor Lemos e a chefe de Gabinete da Governadoria, Lucília Dias.