Governadora dá posse ao novo comandante do Corpo de Bombeiros

Coronel Edmilson Barros, que está na corporação desde 1986, assume nova função. Ele afirmou que dará sequência ao planejamento estratégico do Corpo de Bombeiros e destacou a Operação Verão, que começa em 21 de dezembro.
Publicação
19/10/2018 - 17:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A governadora Cida Borghetti presidiu nesta sexta-feira (19) a solenidade de passagem de comando do Corpo de Bombeiros do Paraná. O coronel Edmilson Barros é o novo comandante. Na corporação desde 1986, Barros era o subcomandante e assume no lugar do coronel Fábio Mariano de Oliveira.

Cida Borghetti afirmou que o coronel Barros tem uma vida dedicada ao Corpo de Bombeiros. “Ele tem experiência e uma rica folha de serviços prestados. Acatei na hora a indicação do seu nome que me foi feita pelo comando da Polícia Militar”, disse a governadora, que agradeceu ao coronel Fábio pelo trabalho à frente da corporação.

O foco do novo comando, disse Barros, será finalizar projetos em andamento. “Vamos dar sequência ao planejamento estratégico da corporação, que é seguido, independente do comando. O empenho é garantir, como sempre, um atendimento de qualidade à população”, afirmou.

Ele destacou a Operação Verão, que começa em 21 de dezembro e terá neste ano duração de 80 dias. “Vamos trabalhar com a carga máxima de guarda-vidas, oferecendo também atendimento pré hospitalar, patrulhamento com embarcações e toda estrutura de combate a incêndio. Teremos todo o necessário para garantir segurança ao Litoral”, disse ele.

Na solenidade, com a presença da comandante-geral da PM, coronel Audilene Dias Rocha, foram enfatizados os avanços garantidos pelo Governo do Estado ao Corpo de Bombeiros. Entre as ações está a construção a Escola de Bombeiros, um investimento de R$ 17 milhões. A sede fica na Academia Policial Militar do Guatupê e está com 50% da obra concluída.

Também foram citadas a compra de três modernas plataformas de salvamento e a autorização para a compra de 45 veículos de combate a incêndio.

CURRÍCULO - No novo comandante do CB tem 50 anos e está na corporação desde fevereiro de 1986. No Corpo de Bombeiros, trabalhou como assessor de comandante, foi comandante em Medianeira, Guaratuba e Paranaguá e subcomandante de Foz do Iguaçu.

Também participou de 16 operações Verão do Estado, na coordenação dos guarda-vidas. Foi coordenador executivo de Proteção e Defesa Civil. Nos últimos anos, ocupava o posto de Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros.

Barros fez curso de formação de oficiais na Academia Policial Militar do Guatupê e de tecnólogo em construção civil no antigo Cefet - atual Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem especialização em aperfeiçoamento de oficiais.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o chefe da Casa Militar, coronel Maurício Tortato; o chefe do Estado-Maior da PM, coronel Antonio Zanata Neto; o comandante da 5ª Região Militar, general de brigada Aléssio Oliveira da Silva; o diretor da Polícia Científica, Leon Grupenmarcher; o presidente da Fetranspar, coronel Sérgio Luiz Malucelli, oficiais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

GALERIA DE IMAGENS