Governador recebe propostas para o desenvolvimento do Norte Pioneiro

Prefeitos de 29 municípios entregaram a Beto Richa nesta terça-feira (7) dois documentos com cerca de 90 reivindicações e propostas prioritárias para a região
Publicação
07/06/2011 - 18:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Prefeitos de 29 municípios do Norte Pioneiro entregaram nesta terça-feira (7) ao governador Beto Richa dois documentos com cerca de 90 reivindicações e propostas prioritárias para a região. Um deles trata do desenvolvimento rural da região e o outro, das áreas de infraestrutura e educação.
O primeiro caderno de propostas, denominado Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável, prevê investimentos e ações capazes de promover o desenvolvimento rural dos municípios. O documento define propostas nas áreas de agricultura, ação social, aqüicultura e pesca, educação, meio ambiente, saúde e turismo. Entre as sugestões apresentadas estão o investimento no Hospital Regional do Norte Pioneiro e a construção de uma usina de asfalto na região.
O segundo documento entregue pelos prefeitos enumera as prioridades de curto e médio prazo para a região com relação a infraestrutura e educação. Entre as propostas estão a duplicação dos 228,7 quilômetros que ligam Piraí do Sul ao município de Jacarezinho; a construção de um novo aeroporto; a construção de 10 mil unidades habitacionais; e a implantação do ensino fundamental integral nas escolas da região.
“O governo tem uma dívida com o Norte Pioneiro, devido à falta de atenção nos anos anteriores. Quero garantir que vamos atuar para atender a essas sugestões”, disse o governador. Richa afirmou que uma equipe técnica do governo irá analisar as propostas para, na medida do possível, aplicá-las. Ele destacou ainda o trabalho que fez para o Norte Pioneiro como deputado estadual.
Segundo o prefeito de Ribeirão do Pinhal e presidente em exercício da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), Dartagnan Calixto Fraiz, a intenção é que as propostas sejam inseridas no Plano Plurianual (PPA) do governo estadual. “É a primeira vez na história que nossos prefeitos elaboraram planos como esses. Queremos que o Norte Pioneiro prospere e tenha um lugar de destaque no Paraná. É um fato inédito, mas que pode se tornar histórico”, disse o prefeito. Ele afirmou que as ações propostas foram discutidas com várias entidades representativas e disse que as ações apresentadas vão desenvolver a economia da região.
O representante do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional da Bacia do Paranapanema (G5) e prefeito de Ribeirão Claro, Maurício de Araújo, disse que o encontro com o governador é de grande importância e destacou a necessidade de integração no transporte de pacientes, partindo de Jacarezinho e passando pelas cidades que compõem o consórcio: Ribeirão Claro, Guapirama, Joaquim Távora, Quatiguá e Carlópolis.
Participaram do encontro o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche; o secretário do Trabalho e Emprego, Luis Claudio Romanelli; o secretário-chefe da Casa Civil, Durval Amaral; o diretor-geral do Detran, Marcos Traad; e os deputados estaduais Reinhold Stephanes Júnior, Hermas Brandão Junior, Pedro Lupion e Jonas Guimarães.
NORTE PIONEIRO – A região conhecida como Norte Velho ou Norte Pioneiro corresponde a uma área de 10.436.35 quilômetros quadrados, o que equivale a cerca de 5,2% da área do Paraná. São 29 municípios com uma população estimada de 230 mil habitantes. A média do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região é de 0,72.
SUDOESTE – Também nesta terça-feira (7), o governador Beto Richa recebeu vereadores que compõem a Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (Acamsop/13), entidade que representa 27 municípios. Os vereadores estiveram em Curitiba para uma reunião técnica com secretários de Estado de várias áreas, durante a qual conheceram as ações da gestão estadual e apresentaram as reivindicações de cada município.

GALERIA DE IMAGENS