O governador Beto Richa participou nesta quinta-feira (01/03) do lançamento da 46ª edição da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá), considerada referência entre os eventos agropecuários no Brasil, que acontece entre 3 e 14 de março no Parque de Exposições de Maringá, Noroeste do Estado. "Renovo meus compromissos com a agropecuária do Estado para que continue ajudando o Brasil a crescer, gerando empregos e riquezas”, afirmou Richa.
O governador destacou que o setor agropecuário é o mais competitivo da economia brasileira – responde por 23% do PIB nacional – e que o Paraná é o primeiro em produtividade de grãos e o segundo em produção, ficando atrás apenas do Mato Grosso do Sul. “O agronegócio paranaense contribuiu para que a crise brasileira amenizasse”, afirmou.
Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, ressaltou a importância da feira para o agronegócio paranaense e nacional. "Trata-se de uma feira de grande porte, um dos maiores eventos do setor no país e que oferece inúmeras possibilidades de conhecimento e negócios", disse.
Ele reforçou que o Estado está garantindo o desenvolvimento da produção rural com diversas iniciativas. "O Governo do Estado tem ações, programas e atitudes de fortalecimento do agro nos aspectos sanitários, de incentivo e fomento à produção, além de melhorias da infraestrutura, como os investimentos no Porto de Paranaguá e a duplicação de rodovias para favorecer o escoamento da produção", afirmou.
Durante a cerimônia de lançamento da feira, o governador, o secretário estadual da Agricultura e a vice-governadora Cida Borghetti foram homenageados. Richa recebeu o título de sócio honorário da Sociedade Rural de Maringá em reconhecimento ao apoio para o fortalecimento do agronegócio no Estado, e pela administração municipalista, marca de sua gestão no Governo do Estado. “Fico muito honrado em receber esta homenagem", disse ele. Ortigara credita a homenagem a representantes do Estado à boa relação mantida com produtores e entidades representativas. “É um reconhecimento que nos enche de orgulho", afirmou o secretário.
De acordo com a presidente da sociedade, Maria Iraclézia de Araújo, a escolha do governador para receber a homenagem se justifica pela gestão pública eficiente, a saúde financeira do Estado e políticas públicas voltadas ao agronegócio. “Para o produtor produzir precisa acesso à tecnologia, logística e investimentos que facilitem o escoamento de sua produção para que seu produto chegue aos centros consumidores. E no Paraná isso é realidade”, disse.
FEIRA - A edição deste ano da Expoingá tem como objetivo apresentar para as cadeias de produção do agronegócio e os setores da indústria, comércio e serviços, soluções estratégicas e as tendências mais inovadoras e atuais que existem no mercado.
“A entidade pretende demonstrar o quanto a Expoingá é forte dentro da dinâmica que impulsiona o desenvolvimento do agronegócio, segmento que tem sido o principal responsável nos últimos anos pela sustentação econômica do País, disse a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo.
No ano passado, a feira movimentou R$ 455,4 milhões em comercialização e prospecção de negócios, recebeu um público de 591,9 mil pessoas, 1.262 expositores dos mais variados setores e 7.575 animais. Para este ano a expectativa é movimentar R$ 500 milhões.
PRESENÇAS - Também participaram do evento o ministro da Saúde, Ricardo Barros; o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche; o prefeito de Maringá, Ulisses Maia; o deputado federal Sérgio Souza e a deputada estadual Maria Victoria.