Governador participa de
lançamento de livro sobre
a trajetória de José Richa

A publicação é composta por fotos que marcaram a vida pública do ex-governador do Paraná. José Richa foi um dos principais políticos na luta pela democracia do país.
Publicação
20/05/2014 - 09:53
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa participou, nesta segunda-feira (19), do lançamento do livro “José Richa – Imagens e Histórias de um Político de Verdade”, que traz a trajetória política do ex-governador. A solenidade aconteceu na Assembleia Legislativa, em Curitiba, em sessão extraordinária solicitada pelo deputado Ademar Traiano. José Richa, além de governador do Paraná, foi deputado federal, prefeito de Londrina, senador e constituinte.
Na presença da família, o governador Beto Richa agradeceu a iniciativa e os profissionais que trabalharam na criação do livro. “A nossa família fica muito agradecida por essa demonstração de carinho pelo meu pai em trazer através de livro boa parte de sua trajetória na vida pública”, disse.
O governador ressaltou ainda que busca fazer o melhor para o Paraná e se inspira em bons costumes que seu pai deixou como legado durante a vida pública. “Ele esteve à frente de uma série de lutas democráticas e com respeito, dedicação e ética ajudou a escrever a história deste país”, afirmou Richa. “A participação de todos os cidadãos é fundamental para estabelecer a democracia e um Paraná melhor para se viver”, completou o governador.
Beto Richa recebeu menção honrosa do presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni, em memória a José Richa, referindo-se ao período de 1983 a 1986. A família do governador também foi homenageada com Placa Alusiva. O evento contou com a presença dos senadores Aécio Neves (MG) e Álvaro Dias e do vice-governador do Paraná, Flávio Arns, e de diversas autoridades locais e nacionais.
Para Aécio Neves, a iniciativa presta uma justa homenagem a um dos mais importantes líderes políticos da história recente do Paraná, com reconhecida atuação no processo de redemocratização do País. “José Richa, com sua tranqüilidade e serenidade, foi uma referência para toda uma geração de homens públicos. É uma homenagem a todos aqueles que acreditam na política como instrumento de transformação efetiva na vida das pessoas”, afirmou.
Juraci Barbosa Sobrinho, presidente do Instituto Teotônio Vilela do Paraná (ITV-PR), que propôs a elaboração do livro, afirma que a intenção com a publicação é resgatar para as novas gerações uma realidade que o brasileiro quer na política. “Entendemos que seria interessante recuperar algumas fotos e demonstrar em imagens a trajetória política do Paraná”, conta.
Como governador do Paraná, José Richa teve participação destacada na campanha Diretas Já, que mobilizou brasileiros em todo o País. Durante sua gestão à frente do Palácio Iguaçu, ele desenvolveu projetos sociais de grande repercussão, como o “Clic Rural”, que levou energia elétrica para áreas rurais de todo o Estado. José Richa faleceu em 17 de dezembro de 2003, aos 69 anos, em decorrência de uma fibrose pulmonar.
TRAJETÓRIA – O livro reúne fotos do fotógrafo Ivan Bueno que documentam vários períodos da trajetória política do ex-governador do Paraná, José Richa, um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e também do antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Formado em Odontologia, José Richa nasceu em São Fidélis, no Rio de Janeiro, e iniciou nas lides políticas através da União Paranaense dos Estudantes (UPE), da qual foi secretário e, posteriormente, presidente.
Em 1962, José Richa foi eleito para seu primeiro mandato como deputado federal, para o qual se reelegeu em 1966. Candidatou-se ao Senado em 1970 e dois anos depois foi eleito prefeito de Londrina.
Conhecido e respeitado por seu espírito conciliador e sempre aberto ao diálogo, atuou nas conversações que geraram a fusão entre o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e o Partido progressista (PP), possibilitando a eleição de vários governadores da oposição em 1982, primeira eleição direta para o cargo desde 1965 e de quase duas décadas após de Ditadura Militar. Além de José Richa, no Paraná, elegeram-se, entre outros, Franco Montoro, em São Paulo, e Tancredo Neves, em Minas Gerais.
Eleito senador em 1986, deixou o PMDB em 1988 para fundar, junto com Franco Montoro, Mário Covas, José Serra, Hélio Jaguaribe e outros, o PSDB. Disputou o Governo do Estado novamente em 1990 e, em 1995, deixou a política para retornar à iniciativa privada.
Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS