O acesso à Apucarana, cidade na Região Norte do Estado, ficou mais fácil para os motoristas que trafegam pela região, com a conclusão do novo entrocamento no km 245 da BR-376. O projeto faz parte da duplicação da Rodovia do Café e estava prevista para 2021, mas foi antecipado, graças ao diálogo do Governo do Estado com a concessionária.
“É mais um exemplo de que o diálogo faz bem para o Paraná. Atuamos na questão da concessão de rodovias sem demagogia, mas com transparência e respeito, sempre prevalecendo o interesse público”, afirmou o governador Beto Richa, na solenidade de entrega da obra nesta sexta-feira (24). “Com a antecipação, quantas vidas serão preservadas por esta obra, que oferece mais segurança e possibilita um desenvolvimento mais vigoroso para o estado”, completou o governador.
FRENTE DE TRABALHO - A obra foi executada pela RodoNorte. O novo entroncamento, que permite que os motoristas façam conversões em desnível na estrada para entrar na cidade, integra a Frente Apucarana de Trabalhos da duplicação da BR-376, que inclui, também, as obras entre Apucarana e Califórnia, com trincheira na Área Industrial (km 247) e o novo viaduto de acesso ao Aeroporto, localizado no km 249.
Em dezembro do ano passado, Governo do Estado entregou os primeiros quatro quilômetros de duplicação na região. O investimento do conjunto de obras é R$ 98 milhões.
MELHORIAS - Atualmente, lembrou o governador, o Paraná tem o maior pacote de duplicação da história do Estado, com 500 quilômetros, entre obras entregues e em andamento. “Além disso, temos pesquisa nacional divulgada neste ano mostra que o Paraná é o estado brasileiro que mais investe em conservação da malha estadual, atrás apenas de São Paulo. São reconhecimentos e indicadores que mostram que estamos no caminho certo. Fizemos o ajuste fiscal, temos recursos e os investimentos estão acontecendo em todas as áreas da administração”, afirmou Richa.
COMPLEMENTAM - O secretário estadual da Infreaestrutura e Logística, José Richa Filho, disse que as obras em andamento no Estado se integram e se complementam. “Os investimentos feitos no Porto, por exemplo, são casados com os investimentos feitos nas rodovias. Esta obra que inauguramos hoje liga toda a região Noroeste, que já tem duplicações em direção às principais cidades. Isso significa que se cria um importante corredor em direção à capital e ao Porto. Está tudo integrado”, disse.
O prefeito de Apucarana, Beto Preto, destacou o empenho do Governo do Estado para viabilizar a obra. “O governador Beto Richa foi sensível aos nossos apelos. Apucarana está localizada num ponto estratégico do ponto de vista logístico e esta obra era necessária”, disse.
INTEGRAÇÃO - O presidente da CCR-Rodonorte, José Alberto Moita, também ressaltou o diálogo e o entrosamento entre a concessionária e o Estado. “A forma como o Governo do Estado tem conduzido este contrato, de maneira célere e pró-ativa, nos ajuda a cumprir os prazos e até antecipar as demandas dos municípios”, disse.
Além disso, Moita afirmou que o investimento na obra do entroncamento em Apucarana representa uma pequena parcela do montante que a companhia deve investir nas estradas paranaenses este ano. “Vamos investir, só neste ano, R$ 498 milhões em obras de duplicação, manutenção e outras melhorias. Sem dúvidas, o que estamos vendo é a união de esforços entre contratado e contratante”, completou.
OUTROS TRECHOS - Além das obras em Apucarana e Califórnia, outras cinco frentes estão em andamento ao longo da BR 376: Tibagi, Alto do Amparo, Imbaú, Ortigueira e Marilândia do Sul. Somando todas as obras na Rodovia do Café, são 51 quilômetros em duplicação entre Ponta Grossa e Apucarana e 25 quilômetros já concluídos e liberados ao tráfego nos trechos Ponta Grossa-Tibagi e Apucarana-Califórnia.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade o secretário estadual do Planejamento, Cyllênio Pessoa; o prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda Filho; os deputados estaduais Tiago Amaral, Cobra Repórter, Alexandre Curi, e o presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana, Mauro Bertoli.
“É mais um exemplo de que o diálogo faz bem para o Paraná. Atuamos na questão da concessão de rodovias sem demagogia, mas com transparência e respeito, sempre prevalecendo o interesse público”, afirmou o governador Beto Richa, na solenidade de entrega da obra nesta sexta-feira (24). “Com a antecipação, quantas vidas serão preservadas por esta obra, que oferece mais segurança e possibilita um desenvolvimento mais vigoroso para o estado”, completou o governador.
FRENTE DE TRABALHO - A obra foi executada pela RodoNorte. O novo entroncamento, que permite que os motoristas façam conversões em desnível na estrada para entrar na cidade, integra a Frente Apucarana de Trabalhos da duplicação da BR-376, que inclui, também, as obras entre Apucarana e Califórnia, com trincheira na Área Industrial (km 247) e o novo viaduto de acesso ao Aeroporto, localizado no km 249.
Em dezembro do ano passado, Governo do Estado entregou os primeiros quatro quilômetros de duplicação na região. O investimento do conjunto de obras é R$ 98 milhões.
MELHORIAS - Atualmente, lembrou o governador, o Paraná tem o maior pacote de duplicação da história do Estado, com 500 quilômetros, entre obras entregues e em andamento. “Além disso, temos pesquisa nacional divulgada neste ano mostra que o Paraná é o estado brasileiro que mais investe em conservação da malha estadual, atrás apenas de São Paulo. São reconhecimentos e indicadores que mostram que estamos no caminho certo. Fizemos o ajuste fiscal, temos recursos e os investimentos estão acontecendo em todas as áreas da administração”, afirmou Richa.
COMPLEMENTAM - O secretário estadual da Infreaestrutura e Logística, José Richa Filho, disse que as obras em andamento no Estado se integram e se complementam. “Os investimentos feitos no Porto, por exemplo, são casados com os investimentos feitos nas rodovias. Esta obra que inauguramos hoje liga toda a região Noroeste, que já tem duplicações em direção às principais cidades. Isso significa que se cria um importante corredor em direção à capital e ao Porto. Está tudo integrado”, disse.
O prefeito de Apucarana, Beto Preto, destacou o empenho do Governo do Estado para viabilizar a obra. “O governador Beto Richa foi sensível aos nossos apelos. Apucarana está localizada num ponto estratégico do ponto de vista logístico e esta obra era necessária”, disse.
INTEGRAÇÃO - O presidente da CCR-Rodonorte, José Alberto Moita, também ressaltou o diálogo e o entrosamento entre a concessionária e o Estado. “A forma como o Governo do Estado tem conduzido este contrato, de maneira célere e pró-ativa, nos ajuda a cumprir os prazos e até antecipar as demandas dos municípios”, disse.
Além disso, Moita afirmou que o investimento na obra do entroncamento em Apucarana representa uma pequena parcela do montante que a companhia deve investir nas estradas paranaenses este ano. “Vamos investir, só neste ano, R$ 498 milhões em obras de duplicação, manutenção e outras melhorias. Sem dúvidas, o que estamos vendo é a união de esforços entre contratado e contratante”, completou.
OUTROS TRECHOS - Além das obras em Apucarana e Califórnia, outras cinco frentes estão em andamento ao longo da BR 376: Tibagi, Alto do Amparo, Imbaú, Ortigueira e Marilândia do Sul. Somando todas as obras na Rodovia do Café, são 51 quilômetros em duplicação entre Ponta Grossa e Apucarana e 25 quilômetros já concluídos e liberados ao tráfego nos trechos Ponta Grossa-Tibagi e Apucarana-Califórnia.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade o secretário estadual do Planejamento, Cyllênio Pessoa; o prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda Filho; os deputados estaduais Tiago Amaral, Cobra Repórter, Alexandre Curi, e o presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana, Mauro Bertoli.