Governador dá posse a novos membros do Conselho Estadual de Educação

Na mesma solenidade, o conselho recebeu o processo para credenciamento da Academia Policial Militar do Guatupê como instituição de ensino superior
Publicação
07/11/2011 - 13:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa e o vice-governador Flávio Arns deram posse a cinco novos membros titulares do Conselho Estadual de Educação do Paraná, em solenidade no Palácio das Araucárias, nesta segunda-feira (7). É a primeira vez que um governador participa da posse dos conselheiros. “Este é um gesto de reconhecimento, uma demonstração de respeito e do desejo deste governo de que as políticas públicas da área tenham a participação dos especialistas e de todos os profissionais que fazem a educação no dia a dia”, disse Richa.
O governador reforçou que a educação é prioridade em seu governo e lembrou os avanços obtidos em Curitiba em sua gestão como prefeito, com a ampliação do número de vagas em creches e a construção, ampliação e reformas de escolas. “Estamos reproduzindo esse modelo no Paraná e contamos com um especialista no assunto, que é o Flávio Arns, com toda sua sensibilidade, para por em prática o propósito de ter uma educação capaz de formar um cidadão melhor”, disse o governador.
Os novos membros titulares do Conselho Estadual de Educação foram nomeados pelo decreto número 3070, de 19 de outubro de 2011, que reconduz a conselheira Clemência Maria Ferreira Ribas e nomeia José Dorival Peres, Carlos Eduardo Sanches, Mário Pederneiras e Paulo Schmidt. O mandato é de seis anos.
De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Educação, Romeu Gomes de Miranda, o conselho tem a função de organizar as normas para a área de educação pública e privada, nos diferentes níveis, e garantir que as políticas públicas do setor sejam mantidas, independentemente do governante. Entre os temas relevantes em apreciação no conselho estão a idade de ingresso no ensino fundamental de nove anos; o ensino profissionalizante, o ensino à distância e as escolas de educação básica, na modalidade de educação especial.
O governador em exercício e secretário da educação, Flávio Arns, destacou o esforço que o governo está fazendo na área de educação e lembrou o caso dos 30 mil professores formados pela Faculdade de Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali), que aguardaram por mais de oito anos por uma solução para o reconhecimento de seus diplomas, finalmente anunciada este ano pelo governo. “Queremos uma educação de qualidade, em todos os níveis. Para isso é necessário que a educação seja prioridade absoluta e que todas as entidades do setor estejam integradas nesse propósito”, disse Arns. “Queremos que a educação seja o fator de transformação da sociedade e que os educadores se debrucem sobre os desafios em sintonia com o que a sociedade deseja”, afirmou.

ACADEMIA DO GUATUPÊ — Na mesma solenidade, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, e o comandante da Polícia Militar, coronel Marcos Scheremeta, entregaram ao presidente do Conselho Estadual de Educação, Romeu Gomes de Miranda, o processo para credenciamento da Academia Policial Militar do Guatupê como instituição de ensino superior.
Após análise e elaboração de parecer do conselho estadual, que deve ocorrer ainda em 2011, um decreto do governador homologará a transformação do curso de formação de oficiais da Polícia Militar em dois cursos de graduação em nível de bacharelado em segurança pública: oficial policial militar e oficial bombeiro militar.
O governador disse que recebeu o Paraná com os piores indicadores em segurança pública no Brasil e que para reverter esse quadro o governo colocou a segurança como prioridade e está fazendo grandes investimentos. “A conquista do status de instituição de ensino superior será um grande avanço para qualificar melhor os quadros da nossa polícia”, disse Richa.
De acordo com o coronel João Paulo Carneiro Filho, diretor da Academia, com a nova situação, o curso de formação de oficiais deixa de ser apenas equivalente a um curso superior para ser de fato um curso superior.
O plano de metas da diretoria de Ensino Superior da Polícia Militar do Paraná prevê ainda a transformação do curso de formação de soldados em curso de tecnólogo em segurança pública, também com nível superior. A expectativa é que os novos cursos entrem em funcionamento em 2012 e atendam os aprovados nos próximos concursos públicos da corporação. A Academia Militar do Guatupê também será transformada em campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), instituição que irá agregar sete faculdades estaduais, formando a sétima universidade pública do sistema estadual de educação.
A solenidade teve a presença dos deputados estaduais Mauro Moraes, Nelson Justus, Pedro Lupion Neto, Rose Litro e Teruo Kato, do reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, entre outras autoridades da área de educação.

GALERIA DE IMAGENS