Governador anuncia recursos para asfaltar bairros em Curitiba

Anúncio foi feito durante as comemorações de aniversário da Femoclam. Obras devem beneficiar todos os bairros da capital com pavimentação e outras melhorias na infraestrutura viária
Publicação
29/07/2017 - 17:20

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa anunciou neste sábado (29) que o governo vai firmar um convênio com a prefeitura de Curitiba para repasse de R$ 30 milhões para obras de pavimentação em todos os bairros da capital e mais R$ 35 milhões para melhorias na infraestrutura viária na cidade.

Richa, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento, Fernanda Richa, participaram nesta manhã das comemorações de 31 anos da Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclam). A entidade reúne 2,2 mil lideranças comunitárias.

O governador destacou o fortalecimento da parceria entre governo e prefeitura para promover melhorias na capital. “Estamos juntos em prol do desenvolvimento de Curitiba, vamos trabalhar muito para recuperar o tempo que se perdeu, para que a cidade volte a ser um modelo nacional e internacional”, disse Richa, ao anunciar o projeto repasse de recursos.

“Graças ao ajuste fiscal, Curitiba poderá voltar a investir. Recentemente a capital obteve a certidão negativa, junto ao Tribunal de Contas, que a gestão anterior não tinha, e que nos impedia de repassar recursos para a cidade”, defendeu.

O prefeito Rafael Greca disse que a intenção é promover uma série de visitas levando melhorias aos bairros, com instalação de módulos policiais e com a entrega de obras da prefeitura e do governo do Estado. “Começamos pelo Bairro Novo e Sítio Cercado. Depois iremos ao Cajuru, à CIC e assim vamos percorrer até o mês de março todas as regionais de Curitiba A presença do prefeito e do governador junto ao povo é garantia de serviço público de qualidade”, disse Greca.

A secretária Fernanda Richa destacou que a parceria com lideranças comunitárias tem possibilitado garantir melhorias na qualidade de vida da população. “Sem as lideranças, não conseguiríamos fazer nada. Quando estávamos na prefeitura de Curitiba possibilitamos que as lideranças ocupassem o espaço de direito. E a união começou a fazer a força. Reduzimos em 65% a pobreza e a miséria no Estado”, disse.

PARCERIA - A Femoclam reúne associações de diversas finalidades e tamanhos. O principal objetivo da entidade é a orientação e organização de moradores, clubes de mães, uniões e similares, ajudando a promover o desenvolvimento das comunidades. “O governo do Estado sempre foi parceiro das associações de bairros. Participamos de vários projetos e conselhos, cumprindo o papel de discutir com o poder público melhores alternativas e soluções para melhorar a vida dos cidadãos” afirmou o presidente da Femoclam, Nilson Pereira.

Ele citou parcerias com a Sanepar. “Estamos juntos em várias áreas, como tarifa social, rede de esgoto e estamos no projeto piloto para conscientizar a população a não jogar óleo na rede de esgotos, o programa “Sem óleo na rede”, lembrou.

Durante o evento, que teve a presença de cerca de 200 pessoas, foi oferecido também um bolo de aniversário ao governador, que completa 52 anos neste 29 de julho. “Estou comemorando em família, porque sempre tratei as associações dessa forma. E juntos estamos celebrando também o aniversário das lideranças”, disse Richa ao ser cumprimentado pelas pessoas presentes. 

AJUSTE FISCAL – O governador destacou os frutos que o Estado vem colhendo com o ajuste fiscal. “Hoje o Estado pode comemorar com muito orgulho que tem a melhor situação financeira e fiscal do País”, disse. “O Paraná dá exemplo de gestão austera, responsável, profissional e competente, que todo o Brasil admira”, disse ele ao comentar investimentos realizados em áreas como segurança e saúde.

“São ações que se refletem em melhorias para a população. A taxa de homicídios em Curitiba caiu quase 50% em relação a 2010, quando assumimos o governo. Estamos combatendo o crime para trazer mais segurança. Na saúde, temos unidades de saúde em todos municípios, mais de 800 ambulâncias distribuídas contemplando todos os 399 municípios”, exemplificou.  

Presenças: Estiveram presentes no evento o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche; o secretário de Planejamento e Coordenação Geral, Juraci Barbosa;  o vereador Thiago Ferro; o presidente de honra da Femoclam, João Pereira; o vice prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o pastor Irineu Rodrigues, da Igreja Quadrangular de Curitiba; o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara; o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) Paraná, Paulo Rossi, e administradores e lideranças regionais

GALERIA DE IMAGENS