O governador Beto Richa anunciou nesta quarta-feira (9), durante o Show Rural, em Cascavel, que nos próximos dias serão encaminhados para a Assembleia Legislativa os projetos para a criação da Agência Paraná Desenvolvimento e do Instituto de Defesa Sanitária. Richa disse que as duas novas estruturas são parte do conjunto de ações que o governo está fazendo para fomentar a produção no Paraná.
A Agência Paraná Desenvolvimento foi proposta pelas entidades do setor agropecuário para desenvolver o agronegócio. “Era uma ideia tão boa que decidimos ampliar a área de abrangência, para contribuir com outros setores produtivos do Estado do Paraná”, disse Richa. O Instituto de Defesa Sanitária também é um compromisso assumido com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e demais entidades do setor, de novamente tornar o Paraná área livre da febre aftosa, sem vacinação.
Richa disse que o governo pode ajudar muito no fomento à produção por meio do investimento na infraestrutura e logística do estado, que hoje traz grandes prejuízos ao setor produtivo, notadamente na área da agricultura e pecuária. O governador disse que o governo vai investir na melhoria das rodovias e já foram iniciadas as conversações com as concessionárias de rodovias pedagiadas. “Estamos num momento de negociações, achando propostas e uma equação para atender aos interesses do estado do Paraná, com tarifas mais acessíveis e a retomada dos investimentos nas rodovias, com duplicações e terceiras faixas, para segurança dos usuários”, disse Richa, que destacou a necessidade de duplicar o trecho Cascavel a Medianeira da BR 277.
Na próxima quarta-feira (16), Richa e o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, terão audiência com o ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes, e o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, para discutir um projeto para construir em parceria um ramal ferroviário entre Cascavel e Dourados, no estado vizinho. “É mais um importante avanço para o setor agropecuário, que sem dúvida nenhuma vai ser uma importante conquista de interesse desse segmento”, afirmou.
O projeto prevê a interligação da Ferrovia do Pantanal — como continuação da Ferrovia Norte-Sul — com a Ferroeste, no Paraná, até o Porto de Paranaguá, por onde o deverá ser escoada toda a produção de grãos, açúcar e álcool do centro-oeste do país para exportação. O ramal ferroviário de 350 km poderá receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento e de parcerias público-privadas nos dois estados.
O governador informou que vai investir na melhoria de aeroportos e que já está em estudo a construção de um aeroporto regional em Cascavel, além de obras no aeroporto existente hoje. Também o Porto de Paranaguá já está recebendo investimentos, como a dragagem dos berços de atracação, concluída nesta semana. O terminal receberá ainda dragagem de manutenção dos canais de acesso e modernização de equipamentos, ampliação do cais e um terminal de passageiros.
“Tudo isso deveria ter acontecido há muito tempo. Então vamos ter que trabalhar para recuperar o tempo perdido no Paraná”, disse. “O estado ficou marcando passo enquanto o Brasil cresceu, a economia mundial cresceu e o Paraná não aproveitou todas essas oportunidades para surfar na grande onda favorável”, afirmou.
Outras medidas que beneficiarão a agricultura são a melhoria das estradas rurais, com 60 patrulhas mecanizadas, para atender agricultores e as prefeituras, facilitando o transporte escolar e a mobilidade de quem vive no campo, e a reestruturação da área de assistência técnica ao produtor. “A Emater vai voltar a ter número suficiente de técnicos para o assessoramento e acompanhamento dos produtores rurais”, disse.
A Agência Paraná Desenvolvimento foi proposta pelas entidades do setor agropecuário para desenvolver o agronegócio. “Era uma ideia tão boa que decidimos ampliar a área de abrangência, para contribuir com outros setores produtivos do Estado do Paraná”, disse Richa. O Instituto de Defesa Sanitária também é um compromisso assumido com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e demais entidades do setor, de novamente tornar o Paraná área livre da febre aftosa, sem vacinação.
Richa disse que o governo pode ajudar muito no fomento à produção por meio do investimento na infraestrutura e logística do estado, que hoje traz grandes prejuízos ao setor produtivo, notadamente na área da agricultura e pecuária. O governador disse que o governo vai investir na melhoria das rodovias e já foram iniciadas as conversações com as concessionárias de rodovias pedagiadas. “Estamos num momento de negociações, achando propostas e uma equação para atender aos interesses do estado do Paraná, com tarifas mais acessíveis e a retomada dos investimentos nas rodovias, com duplicações e terceiras faixas, para segurança dos usuários”, disse Richa, que destacou a necessidade de duplicar o trecho Cascavel a Medianeira da BR 277.
Na próxima quarta-feira (16), Richa e o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, terão audiência com o ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes, e o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, para discutir um projeto para construir em parceria um ramal ferroviário entre Cascavel e Dourados, no estado vizinho. “É mais um importante avanço para o setor agropecuário, que sem dúvida nenhuma vai ser uma importante conquista de interesse desse segmento”, afirmou.
O projeto prevê a interligação da Ferrovia do Pantanal — como continuação da Ferrovia Norte-Sul — com a Ferroeste, no Paraná, até o Porto de Paranaguá, por onde o deverá ser escoada toda a produção de grãos, açúcar e álcool do centro-oeste do país para exportação. O ramal ferroviário de 350 km poderá receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento e de parcerias público-privadas nos dois estados.
O governador informou que vai investir na melhoria de aeroportos e que já está em estudo a construção de um aeroporto regional em Cascavel, além de obras no aeroporto existente hoje. Também o Porto de Paranaguá já está recebendo investimentos, como a dragagem dos berços de atracação, concluída nesta semana. O terminal receberá ainda dragagem de manutenção dos canais de acesso e modernização de equipamentos, ampliação do cais e um terminal de passageiros.
“Tudo isso deveria ter acontecido há muito tempo. Então vamos ter que trabalhar para recuperar o tempo perdido no Paraná”, disse. “O estado ficou marcando passo enquanto o Brasil cresceu, a economia mundial cresceu e o Paraná não aproveitou todas essas oportunidades para surfar na grande onda favorável”, afirmou.
Outras medidas que beneficiarão a agricultura são a melhoria das estradas rurais, com 60 patrulhas mecanizadas, para atender agricultores e as prefeituras, facilitando o transporte escolar e a mobilidade de quem vive no campo, e a reestruturação da área de assistência técnica ao produtor. “A Emater vai voltar a ter número suficiente de técnicos para o assessoramento e acompanhamento dos produtores rurais”, disse.