Governador Beto Richa
participa da 21º CNLE

É a primeira vez que o Paraná recebe o encontro que este ano tem como tema “O Brasil e suas reformas”
Publicação
07/06/2017 - 22:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa participou nesta quarta-feira (7), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, da abertura da 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), organizada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O tema desta edição do evento – considerado o maior encontro de parlamentares da América Latina – é “O Brasil e suas reformas”.
"É uma honra ver aqui no Paraná, em Foz do Iguaçu, grandes personalidades da política nacional, deputados de várias regiões do país, na busca do fortalecimento dos legislativos estaduais”, disse.
Na solenidade, o governador recebeu a Comenda Unale, maior honraria da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais. Anualmente, o colegiado da Unale escolhe algumas pessoas para receber a comenda pelos relevantes trabalhos prestados em favor da Unale. Além de Richa, também receberam a honraria o presidente da comissão organizadora do evento, Ademir Bier; o deputado Ademar Traiano; a ex-presidente da Unale e deputada estadual pelo Pará, Ana Cunha, o ex-presidente da Unale e deputado estadual pelo Espírito Santo, Sandro Locutor, o ex-presidente do colegiado de presidentes, Alberto Pinto Coelho Junior, de Minas Gerais.
Richa destacou a importância do tema da conferência, que versa sobre a situação em que o país se encontra hoje.
"Crise política, crise econômica, crise institucional. O debate é acerca das perspectivas de melhoria de emprego e renda ao país e especialmente as reformas legislativas”, afirmou.
Nesta quinta-feira (08), Richa participa do café da manhã com o presidente do Paraguai, Horácio Cartes e, logo depois, do painel sobre a Crise Econômica nos Estados, entre 9h30 e 11h30.
É a primeira vez que o Paraná sedia a conferência. Mais de 1,8 mil pessoas, entre governadores, ministros, senadores, deputados, vereadores, prefeitos, servidores e estudantes do Brasil e do exterior participam do evento, que segue até sexta-feira (9). As delegações de países como Estados Unidos e China, além de integrantes da Confederação Parlamentar das Américas (Copa) e da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias (Calre), também participam do evento.
EXEMPLO PARA O PAÍS - O presidente da Unale, Adjuto Afonso, agradeceu a acolhida paranaense para sediar o evento e ressaltou que o exemplo do Paraná, que pôs em prática uma ampla reforma fiscal, deve ser repassado para os demais estados. O país precisa de várias reformas, de reformas estruturantes. E a reforma fiscal é muito importante. O exemplo de um estado bem sucedido deve ser passado para os demais estados e servir de exemplo”, disse.
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, destacou que o Paraná vive um momento diferenciado de outros estados. "Nós hoje somos modelo para o Brasil em função desse alinhamento das finanças, que hoje permite ao governo fazer os pagamentos em dia e cumprir o compromisso com os servidores”.
PRESENÇAS - Participaram da cerimônia de abertura do evento a vice-governadora Cida Borghetti; o governador de Goiás, Marconi Perilo; o presidente da comissão organizadora da XXI Conferência da Unale, deputado Ademir Bier; o ministro da Saúde, Ricardo Barros; o diretor-geral da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Leone Viana; o presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Guilherme Campos Júnior (representando o ministro Gilberto Kassab); o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; o prefeito Assis Chateaubriand e presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Marcel Henrique Micheletto; a prefeita de Cornélio Procópio, Giovana Miguel Wolf; o presidente União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul, deputado estadual Kennedy Nunes (SC), o presidente da Fenale, João Moreira; o diretor BRDE, Orlando Pessuti. Também estiveram presentes os secretários estaduais paranaenses Cyllenio Pereira Júnior; Antônio Carlos Boneti; Wagner Mesquita e Hélio de Oliveira Manoel, além do presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto; o presidente Sanepar, Mounir Chaowiche; o chefe da Polícia Militar do Paraná, coronel Audilene Dias Rocha e o secretário chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, entre outras autoridades. Os deputados Alexandre Curi; Alexandre Guimarães; Claudia Pereira; Hélio Lino Rush; Guto Silva, Russein Bakri; Luiz Cláudio Romanelli; Marcio Paulik; Maria Vitória; Nelson Weslei; Paulo Litro; José Carlos Schiavinato; Tiago Amaral e Tião Medeiros também estavam presentes.
(box)
Governadores discutem a crise econômica brasileira
A quarta-feira (7), primeiro dia do encontro, foi reservada para os 21 eventos simultâneos à conferência, organizados por entidades ligadas ao legislativo estadual. Às 20 horas foi realizada solenidade oficial de abertura.
Na quinta-feira (8), acontece o debate sobre a crise econômica brasileira, as principais dificuldades enfrentadas pelos estados e quais são as possíveis soluções. O painel terá palestras de cinco governadores de Estado: Beto Richa (PR), Geraldo Alckmin (SP), Marcone Perillo (GO), Wellington Dias (PI) e Raimundo Colombo (SC).
A programação conta ainda com a discussão sobre modelos de saneamento. O presidente da Sanepar, Mounir Chaoviche, fará uma apresentação sobre o modelo adotado pela empresa paranaense, inovação e sustentabilidade. O presidente do BRDE, Odacir Klein, discorrerá sobre a questão do desenvolvimento regional.
A manhã de sexta-feira (9) retomará a conversa sobre o panorama político e as reformas. No final da programação acontece a Assembleia Geral, que elegerá a nova Diretoria Executiva da entidade para a gestão 2017-2018.
PALESTRANTES - Dentre os palestrantes estão o ex-ministro da Justiça, Osmar Serraglio; o consultor econômico, Maílson da Nóbrega; o cientista Político, Paulo Kramer, o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Odacir Klein; o presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral, Moisés Pessuti, e a coordenadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, Georgia Nunes. O mediador oficial de todo o evento é o jornalista Heraldo Pereira.

GALERIA DE IMAGENS