Ginásio reúne 800 pessoas idosas para atividades de lazer

Evento em Curitiba teve apresentações de dança, canto e taekondo feitas por quem tem mais de 60 anos. A ação é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social e a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
16/03/2018 - 18:32
Editoria

Oitocentas pessoas idosas participaram de atividades de lazer nesta sexta-feira (16), no Ginásio do Tarumã, em Curitiba. A ação, resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social e a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, reuniu público da Capital e Região Metropolitana.

Nos Jogos de Salão da Melhor Idade os participantes dançaram, cantaram, lutaram taekwondo e jogaram trilha, dominó, jogo da velha e bingo. As pessoas participam de grupos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos ou centros de idosos.

Em 2017, a Secretaria da Família repassou R$ 16 milhões para cofinanciar o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos desenvolvidos nos municípios. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, para grupos de diversas faixas etárias. Antes, esse serviço só tinha cofinanciamento federal.

Para 2018 estão previstos R$ 9,7 milhões do Fundo Estadual dos Direitos do Idoso (Fipar). São R$ 5,7 milhões para projetos encaminhados por prefeituras, que já começaram a ser pagos, e R$ 4 milhões para entidades sociais.

SUCESSO – A iniciativa da Secretaria da Família, prontamente abraçada pela Secretaria Municipal de Esporte, proporcionou horas de lazer e diversão, atividades que constam como direito da pessoa idosa. “Divulgamos o manual de prevenção a acidentes domésticos e avisamos para que cuidem de si assim como cuidam dos netos”, disse a coordenadora estadual da Política da Pessoa Idosa,da secretaria estadual. Fabiana Longhi.

“Houve dedicação das duas secretarias. Foi muito bem pensado, em conjunto, em prol de pessoas que tanto contribuíram para a formação de nossa sociedade”, afirmou o secretário municipal do Esporte, de Curitiba Marcello Richa. “Ainda vamos promover outros eventos para esse público para que a qualidade de vida acompanhe a expectativa de vida”.

As secretárias municipais de Assistência Social de Contenda e de Colombo aprovaram a iniciativa. “Assim eles interagem com pessoas de outros municípios e a própria se sentem valorizados”, disse Jane Stadach. De acordo com ela, muitos participantes dos serviços de convivência moram na área rural de Contenda.

Para Maria Souza, secretária de Colombo, as pessoas idosas estão reinventando a vida. “Com as atividades de convivência eles mostram que têm lugar na sociedade. E essa inclusão passa pelo prazer, pelo divertimento”, afirmou Maria Souza.

LUTA – Uma das atividades que mais chamaram a atenção entre as apresentações artísticas no ginásio foi o taekwondo, do grupo de Pinhais. Glória dos Santos, 70 anos, estava de cama, depressiva, tomando vários tipos de remédio, pensando em suicídio. “Soube do taekwondo. Fui receosa nos primeiros dias, mas aos poucos tomei gosto pela luta. Me aperfeiçoei e estou na quarta faixa do esporte”, contou orgulhosa.

Glória é orgulho também para os netos, depois que o esporte mudou sua vida. “Hoje sou superativa, faço artesanato e não paro. Antes, eu dava só tristeza para minha família, que me via na cama sem poder fazer nada. Hoje, não tomo remédio nenhum”, conta.

O professor do grupo, mestre Cléber, tem 140 alunos com mais de 60 anos e confirma a melhora na saúde deles. “Todo dia estão empolgados. Muitos deles reduziram a quantidade de remédios controlados”, comentou Cléber. “Começamos devagar, para não causar lesões. A gente trabalha respeitando a faixa de idade de cada um”, incentiva.