Ginásio de esporte do Colégio Estadual do Paraná será restaurado

O Governo do Estado já lançou edital de licitação da obra. O Colégio é tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Paraná e a obra do ginásio prevê conservação e restauração de suas características originais
Publicação
01/11/2017 - 18:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Governo do Estado vai reformar e fazer melhorias no ginásio poliesportivo do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba. O Colégio é tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Paraná e a obra do ginásio prevê conservação e restauração de características originais.

A licitação é do Instituto Fundepar e foi lançada na última segunda-feira (30.10). As empresas interessadas em participar devem acessar o edital no http://www.compras.pr.gov.br . O valor máximo da licitação é de R$ 1.901.240,84. A abertura das propostas será feita no dia 5 de dezembro, na sede da instituto.

“A proposta de melhorias no ginásio poliesportivo partiu da premissa de conservação e de restauração dos elementos que o caracterizam como patrimônio”, disse o diretor-presidente do Fundepar, Sergio Brun. Com as obras, o ginásio terá ampliada a sua capacidade de atendimento aos estudantes. “A comunidade escolar aguarda com ansiedade essas melhorias. O colégio realiza diversas atividades esportivas de currículo e em contraturno”, explicou a diretora do Colégio, Tânia Maria Acco.

A elaboração do edital de licitação contou com a equipe de arquitetos e engenheiros do Paranaeducação. “As propostas de adequações respeitam o patrimônio histórico e cultural e oferecem ao espaço melhores condições para o seu uso. As soluções apresentadas possibilitam que o ginásio seja usado com comodidade e segurança e buscam proteger o meio ambiente”, comentou o diretor-técnico da Fundepar, Emerson Baranoski.

ESTRUTURA – Projetado em 1946 e inaugurado em 29 de março de 1950, o ginásio de esportes do Colégio Estadual do Paraná tem uma estrutura de concreto
armado, vedações de alvenaria de tijolos e esquadrias de madeira. Por iniciativa de alunos do próprio colégio, o ginásio foi tombado em 1993.

PROPOSTAS – O projeto envolve a preservação e restauração de revestimentos das paredes e pisos, restauração das esquadrias, instalações sanitárias e vestiários, colocação de piso flexível de madeira próprio para quadras poliesportivas, rampas de acessibilidade, plataforma elevatória para acesso aos pavimentos do ginásio, utilização de lâmpadas mais econômicas, instalação de guarda-corpos e medidas de segurança contra incêndio e pânico.

GALERIA DE IMAGENS